Pages

Banner 468 x 60px

 

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Movimentos e pessoas LGBTs fazem ato contra a homofobia em Brasília

1 comentários
Por Evaldo Amorim
Elos LGBT/DF


O Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) do Distrito Federal deu sua resposta à Sociedade Brasiliense neste último dia 27/11 em reação as diversas violências recorrentes contra pessoas LGBT’s, no Distrito Federal e no Brasil. O mais recente ato de homofobia diz respeito à agressão dirigida a um jovem estudante de 20 anos na comercial da 209 Norte, em Brasília.

Em ato intitulado “Grito Contra Homofobia”, realizado na quadra comercial 209 norte, próximo a um sinal de trânsito, organizações, entidades e militantes LGBT’s do DF ligados à luta pela cidadania e direitos civis e humanos às pessoas LGBT’s se uniram e realizaram ato em conjunto mostrando muita disposição em reagir a todo e qualquer ato de homofobia, lesbofobia e transfobia no Distrito Federal.

Uma bandeira gigante do arco-íris foi fixada entre um poste e outro e uma grande faixa preta com a frase escrita “HOMOFOBIA MATA” deram destaque a ação. Além disso, alguns jovens estavam com cartazes que eram abertos e direcionados aos carros que paravam próximo ao sinal, sempre que este se mostrava vermelho. Outros/as participantes distribuíam nos bares, lojas e às pessoas que passavam informativo que esclarecia sobre o ato em questão (leia reprodução na íntegra abaixo).

Em meio às falas e gritos contra a violência e em defesa do respeito à orientação sexual e identidade de gênero, ativistas e participantes mostraram que no Distrito Federal há um Movimento LGBT fortalecido e capaz de se articular. O ato recebeu apoio das pessoas que passavam pela quadra comercial e dos carros que como forma de adesão buzinavam e gesticulavam parabenizando a ação.

Ao final do manifesto os/as participantes registram foto oficial e deliberaram em coletivo por um bandeiraço agendado para o dia da posse da presidenta do Brasil eleita e na posse do novo governador do Distrito Federal, em 1º de janeiro de 2011, com o objetivo de reivindicar políticas públicas efetivas à população LGBT no Brasil e no DF pelos novos governantes, além do apoio à aprovação do PLC 122/2006.

O Grito Contra Homofobia foi proposto e organizado por ativistas e entidades LBGT’s que se reuniram durante o Seminário “Escola Sem Homofobia”, ocorrido na Câmara dos Deputados no último dia 23 de novembro e decidiram chamar a população em geral, mas especialmente a comunidade LGBT brasiliense para GRITAR CONTRA HOMOFOBIA. Entre os/as ativistas que articularam a iniciativa estão: Caio Varela, Evaldo Amorim (Grupo Elos), Tescho (Grupo Cores), Michel Platini (Grupo Estruturação), Sérgio Nascimento (Grupo Elos), Patrick Bomfim (Ministério Nação Ágape), Lenne Evangelista (Grupo Elos), Débora Guirra (Grupo Elos), Melissa Navarro (Associação Coturno de Vênus) e Bianca Moura (Anav-Trans).

Movimento LGBT do Distrito Federal


GRITO CONTRA A HOMOFOBIA

EM RAZÃO DOS DIVERSOS ATAQUES HOMOFÓBICOS OCORRIDOS RECENTEMENTE EM NOSSO PAÍS, INCLUSIVE EM BRASÍLIA, NÓS, ATIVISTAS HOMOSSEXUAIS E BISSEXUAIS E ENTIDADES LGBTS (LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSGÊNEROS) TOMAMOS AS RUAS NOS DIAS DE HOJE PARA PROTESTAR E EXIGIR UM BASTA A TANTA VIOLÊNCIA E PRECONCEITO.

O ENTENDIMENTO SOBRE AS HOMOSSEXUALIDADES AINDA É CERCADO DE MUITO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO. VALE RESSALTAR QUE A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE NÃO AS CONSIDERA DOENÇA, E O CONSELHO FEDERAL DE PSICIOLOGIA CONDENA O TRATAMENTO DAS HOMOSSEXULIDADES COMO PATOLOGIA. SER UM LBGT NÃO É CRIME E MUITO MENOS PERMITE DIMINUIR A CIDADANIA E OS DIREITOS DAS PESSOAS.

NO BRASIL A CADA DOIS DIAS UM LGBT É ASSASSINADO POR SER O QUE É, OU SEJA, CONVIVEMOS CONSTANTE E SISTEMATICAMENTE COM CRIMES DE ÓDIO CONTRA A POPULAÇÃO HOMO E BISSEXUAL.

EM JUNHO PASSADO, UM ADOLESCENTE DE 14 ANOS , NA CIDADE DE SÃO GONÇALO –RJ, FOI ESPANCADO COM PEDAÇOS DE MADEIRA, SOCOS E BARRAS DE FERRO, E ENFORCADO ATÉ A MORTE. EM TAGUATINGA, RAPAZES APANHAM DA POLÍCIA APÓS PARADA GAY. EM SÃO PAULO, UM JOVEM É ATACADO GRATUITAMENTE COM LÂMPADAS FLUORESCENTES. AQUI NESTA QUADRA, RAPAZ TEVE O CARRO ATACADO POR TER “PAQUERADO” DOIS OUTROS RAPAZES.

A MUDANÇA DESTE QUADRO HORRENDO DE VIOLÊNCIA DEPENDE DE CADA UM DE NÓS. CONTAMOS COM VOCÊ! JUNTE-SE A NÓS!

NÃO A HOMOFOBIA! NÃO AO PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO! SIM AO AMOR! SIM AO RESPEITO! SIM A PAZ E A IGUALDADE! VIVA A DIVERSIDADE! VIVA A VIDA!

(CAIO VARELA E COLABORADORES/AS)
 
Fonte: Gay1

1 comentários:

SERGIO VIULA disse...

Lembra de Sergio Viula, um dos fundadores do MOSES, que deu entrevista para a revista Época tempos atrás e para o Fantástico denunciando esses movimentos de reversão como falsos e prejudiciais? Bem, eu sou esse cara, e gostaria de convidar você a conhecer meu blog "Fora do Armário" e meu livro "Em Busca de Mim Mesmo", lançado nesse mês de dezembro. Se você achar interessante, envie para sua lista de amigos, especialmente os LGBT. Vamos multiplicar aquilo que fortalece nossa liberdade!




Aqui você encontra um video sobre "Em Busca de Mim Mesmo":

http://www.youtube.com/watch?v=btJpwuWYBuU

Para adquirirem, sigam as instruções no blog:

http://glsgls.blogspot.com/2010/12/finalmente-o-livro-de-sergio-viula.html


NÃO PERCA ESSA ENTREVISTA NO SITE



PAROUTUDO:

http://glsgls.blogspot.com/2010/12/site-paroutudocom-fala-do-livro-em.html

Um excelente 2011!!!!



Abraços,
Sergio Viula

Postar um comentário