Pages

Banner 468 x 60px

 

domingo, 13 de maio de 2012

Juventude e população LGBT discutem políticas públicas

0 comentários
Keila Simpson, Danillo Bitencourt e Vinicius Alves
Questões envolvendo a população LGBT estão tendo cada vez mais visibilidade na sociedade. Por isso, na manhã deste domingo, 6,  o Festival da Juventude promoveu uma roda de conversa sobre “Juventude e População LGBT”. O encontro aconteceu no anexo do Memorial Régis Pacheco.

Na ocasião, a presidente do Conselho Nacional LGBT, Keila Simpson, falou sobre o debate. “Eu acho que a discussão  é válida pela temática que é debatida. Tratar da população LGBT é extremamente importante. O desejo é que ela possa ser vista em todos os cantos, em todos os festivais e principalmente em Vitória da Conquista”, afirmou.

O integrante da Juventude da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais/ABGLT, Vinicius Alves, disse que Vitória da Conquista é uma cidade referência no que diz respeito ao movimento LGBT. “Apesar de estar no  interior, Conquista é uma cidade referência em movimento LGBT e em muitas questões para o estado da Bahia. A construção dos debates que estão acontecendo no Festival da Juventude é fruto desse acumulo que a cidade produziu. Assim como existem as jovens mulheres, os jovens negros, os jovens do hip-hop, os jovens estudantes, existem os jovens LGBT, que precisam também ter um espaço, colocar suas pautas e com isso tentar se organizar para a transformação da sociedade. Questões acerca da juventude LGBT precisam ser muito discutidas. Tem a questão do racismo, do preconceito, da discriminação, então tudo isso tem que ser debatido". 


O assessor técnico de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Danillo Bitencourt, comemorou a inserção de debates como esse no Festival da Juventude. “Eu acho que é um ganho para a população jovem de Vitória da Conquista, principalmente para a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e trans, que é uma população invisível por conta de a heterossexualidade estar em um espaço institucional, para debater políticas públicas de respeito à cidadania LGBT”.

Ainda em sua fala, o assessor destacou os avanços do município. “Então, eu acho que a gente tem avançado, há políticas públicas na cidade de Vitória da Conquista de respeito à população LGBT e é interessante aliar sociedade civil com o governo”, afirmou.

Os participantes avaliaram positivamente a discussão. O estudante da Universidade Federal da Bahia, campus de Salvador, Diego Marinho, disse que  vai sair do Festival com muita informação. "Vou sair daqui com muita bagagem, vou me mobilizar para que sejam inseridas mais políticas públicas, para que o governo consiga enxergar quais são as demandas da população LGBT”. Renato Portela, coordenador de Pesquisa e Extensão do Diretório Central dos estudantes da Uesb, campus de Jequié, elogiou a iniciativa da Prefeitura em promover esse debate. “Essa iniciativa é de suma importância, porque a gente está colocando debates que não são colocados no dia a dia da sociedade, nas academias, na mídia, e o governo ter essa abertura para promover esses debates já é um avanço enorme”.

Fonte: PMVC

0 comentários:

Postar um comentário