Foram apresentados por Junny e outros técnicos do Departamento Nacional o Panorama Nacional da epidemia e a justificativa da necessidade do Plano com estratégias de enfrentamento da epidemia entre esta população. Maricélia Macedo, Coordenadora Estadual de DST/AIDS, fez uma apresentação demonstrando os dados atuais da epidemia na Bahia e mostrando os dados que justificavam a necessidade do Plano Nacional de enfrentamento.
Na Oficina foram pensadas estratégias até 2012 que visem enfrentar nos mais diversos setores ações de enfrentamento a homofobia, ações estas permeiam principalmente, educação, saúde e direitos humanos.
O Plano prevê ações importantes como, mídia de TV e rádio para Gays, HSH e Travestis, adicionar nos formulários de triagem para HIV/dst da Bahia a identidade de gênero da travestis e transexuais, ainda, prevê ações nos presídios e escolas, formações para professores e profissionais de saúde presenciais e video conferência. Envolveu-se no Plano também ações para Hepatite e Tuberculose.
Para finalizar foi criado primordialmente um GT de acompanhamento para a finalização do Plano.
Sugerimos que o Plano seja colocado em Consulta pública afim de ser democráticamente socializado e receber adendos da sociedade.
Quem tiver adendos fiquem a vontade.
abaixo a lista de pessoas presentes no evento:
1. Coordenação Nacional:
-
Marden. - Programa Nacional de DST/Aids
-
Juny Kraickyk- Programa Nacional de DST/Aids
-
Francisco George
-
Emilia
2. SESAB- DIVEP
Coordenação Estadual DST/AIDS:
Maricelia Macedo – Coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids
Alba Regina de Sousa
Cristiana Meira Brasileiro
Julia Costa
0 comentários:
Postar um comentário