Para: redacao@jornaldametropole.com.br
Cara Ana Paula Ramos,
Redatora-chefe do Jornal da Metrópole,
O Fórum Baiano LGBT é uma organização estadual que congrega diversos grupos do movimento LGBT da Bahia, construída como mecanismo de combate às manifestações homofóbicas, lesbofóbicas e transfóbicas no estado. Ao defender a liberdade de expressão sexual e de gênero, nos colocamos contra qualquer atentado aos direitos humanos, sexuais e de expressão.
No dia 24 de julho de 2009, este veículo de comunicação publicou uma nota a respeito do grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), da UFBA, sobre o qual apresentamos o posicionamento que segue.
A matéria não demonstra compromisso com a informação e a percepção de todos os lados da história, apresentando uma opinião parcial, preconceituosa e deficiente. O grupo de pesquisa faz um trabalho respeitado e reconhecido, e qualquer matéria jornalística, por mais simples que seja, deveria se preocupar em ouvir seus realizadores antes de publicar uma opinião crítica a respeito. O nome do grupo não autoriza qualquer chacota, ademais por desconhecimento dos motivos que levaram os pesquisadores a adotá-lo. Se o jornal se prestasse a compreender o trabalho do CUS, poderia levar aos seus leitores mais do que afirmações precipitadas, equivocadas e discrimatórias.
O jornal defende posicionamentos negativos no tratamento da orientação sexual homoafetiva, como já havia feito no se refere à expressão da identidade de gênero quando classificou de “absurdo” um projeto sério de combate à transfobia nas escolas, apresentado pela Vereadora Léo Kret na Câmara Municipal de Salvador. O mesmo adjetivo retorna às páginas do jornal agora, no caso em tela. É de se questionar se a intenção desse periódico é incitar o desprezo e o ódio às lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em seus leitores, o que configura homofobia. A homofobia é tipificada com crime de racismo e/ou incitação ao ódio e é passível de processo.
Desejamos que a linha editorial deste jornal reoriente-se para a promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no estado da Bahia.
Saudações homoafetivas,
Fórum Baiano LGBT
1 comentários:
É isso aí!!!
A metrópole presta um deserviço a comunidade LGBT e também a Salvador!
Postar um comentário