A,
Comissão Organizadora do XV Encontro Nacional de Ong/AIDS - ENONG.
Prezados parceiros/as, amigos/as e militantes de luta contra a AIDS.
O Fórum Baiano de ONG/AIDS - FOBONG fundado em 1999 em Salvador/BA, é um fórum de articulação política do movimento de luta contra a AIDS que congrega Organizações da Sociedade Civil, Redes de Pessoas vivendo COM HIV/AIDS e outro Movimentos que atuam no campo das DST/HIV/AIDS no Estado, sem distinções religiosas, raciais, étnico-raciais, ideológicas, de gênero, de classe social, de orientação sexual, de faixa etária, partidárias ou sorológicas, pois acreditamos que é assim que se faz um movimento verdadeiramente democrático de inclusivo.
Após ter participado e construído, coletivamente com outros fóruns de articulações do Nordeste as Pautas e o Modelo metodológico que acreditamos abrir portas para a renovação de luta contra AIDS no Brasil experimentado intensamente no, VIII ERONG/NE. Este fórum vem à pública informar que não mais participaremos do ENONG que será realizado entre os dias 12 a 15 de Novembro de 2009 na cidade do Rio de Janeiro.
Justificativa:
O Movimento de AIDS da Bahia através do seu fórum legitima, concorda e uni voz ao movimento de AIDS do Pernambuco quando que a metodologia, os objetivos, a execução e a pauta do XV ENONG não promovem uma reflexão mais orgânica sobre o próprio movimento, seu sentido de existência, construção, atuação, articulação com outros movimentos e sua radicalidade que necessitamos em um momento particular onde vivenciamos desafios ainda maiores no cenário mundial de luta contra a AIDS
O Movimento de AIDS da Bahia considerou o processo de construção de do XV ENONG unilateral, centralizado e com grandes lacunas na comunicação e participação das regiões Norte e Nordeste na construção política do evento.
Entendemos que o XV ENONG representa o momento deliberativo do Movimento Nacional de Luta Contra AIDS e deveria ser construído de forma mais dialógica, dinâmica, participativa e inclusiva para que de fato todos os sujeitos políticos sejam eles/elas oriundo/as de diversos Movimentos Sociais, Redes, Fóruns, Ativistas, ONG´s de diversos seguimentos e a Academia possam contribuir efetivamente para sua realização.
Entretanto, informamos que nenhuma das sugestões deliberadas e encaminhada pela plenária final no ERONG/NE, foram acatadas por esta comissão o que nos fez aprofundar ainda mais, como organizações do Nordeste, os questionamentos sobre a forma de construção do XV ENONG. ‘
Movimento de Luta Contra da AIDS da Bahia também é contra e considera abusivo o valor de taxa de inscrição de R$ 70,00, para participação da Sociedade Civil no referido evento. Consideramos que o fluxo e a transparência sobre orçamentos e dificuldades para realização do Evento não foi a contento, gerando assim, dúvidas e incertezas sobre hospedagem, traslado e alimentação dos participantes.
Refletimos que após o desagradável e falido ENONG de Goiânia, esta edição precisaria priorizar o fluxo de informações, a transparência e participação coletiva do Movimento Nacional de Luta Contra AIDS na construção logística e política do Evento.
Assim sendo, pelo já exposto acima nós que fazemos O fórum Baiano de ONG/AIDS decidimos em assembléia virtual nos dias 03 a 04 de Novembro que não participaremos do XV ENONG.
Solicitamos a Comissão Organizadora do Evento que leia esta carta na abertura do XV ENONG para que fique registrada nos anais do evento a posição ética e coerente do Fórum Baiano de ONG/AIDS.
Bahia 09 de Novembro de 2009.
Assinam esta carta as entidades abaixo afiliadas.
CRIA, GLICH, GGC, GAAC, RENASCER, NEPIS, GHP, HUMANOS, VISÃO MUNDIAL, POSTORAL DA AIDS, IBCM, GANPS, FUNDAÇÃO BALBUINO, RNP+BA, ADHAMOR, OGHA, VIVAIDS.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário