Pages

Banner 468 x 60px

 

segunda-feira, 29 de março de 2010

18 Paradas LGBT com data definida na Bahia

0 comentários
Levantamento do Fórum Baiano LGBT mostra que o interior não espera mais a divulgação da data em Salvador

Levantamento do Fórum Baiano LGBT junto às entidades que organizam as dezenas de paradas anuais do estado mostra que as datas começam a ser definidas sem considerar o calendário da capital. Tradicionalmente, as caminhadas realizadas na região metropolitana e no interior do estado observavam a data da Parada de Salvador para definir datas próximas, e jamais definiam na mesma data. A maioria das entidades que responderam ao levantamento nas listas do movimento LGBT baiano são ligadas ao FBLGBT, mas não todas. 

A consideração de que as cidades não costumam articular entre si para a definição das datas, o que resulta em muitas paradas realizadas no mesmo dia, indica que essa característica é espontânea. Pelo menos 18 organizações já têm calendário definido para as suas caminhadas de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais – e heterossexuais anti-homofóbicos –, inclusive as de maior repercussão no estado após a de Salvador. Municípios importantes, como Camaçari, Lauro de Freitas e Feira de Santana, estão na lista. As datas têm alta concentração nos meses de agosto e, posteriormente, de setembro. Além dos 16 municípios, o bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador, realiza a sua parada LGBT no próximo dia 18 de abril, e a região da Praia do Forte, pertencente ao município de Mata de São João, em 25 de julho.

O objetivo do levantamento do Fórum é ajudar no acesso aos recursos e na organização das diversas paradas, o que se torna mais eficiente quando as datas são definidas com antecedência. “As Paradas e Eventos LGBT que movimentam a cidade ou localidade contribuem para divulgar o conceito e a vivência da Diversidade, causando assim uma derrubada de preconceitos ou estigmas. Apoiar estes eventos é uma forma democrática e cidadã de defendermos os direitos humanos, especialmente por heterossexuais simpatizantes à causa”, comenta o coordenador de relações institucionais do Fórum Baiano LGBT, Renildo Barbosa.

O resultado do levantamento do Fórum Baiano não significa que a Parada de Salvador deixe de ser referência. A terceira maior cidade do país certamente terá mais visibilidade ao realizar um evento de grande porte. Mas a autonomia das cidades do interior implica na consolidação do movimento LGBT baiano. A grande maioria das paradas são acompanhadas pelo colegiado e parceiras/os do Fórum Baiano LGBT, como Rafael Carvalho, do GLICH.

COMUNICAÇÃO/FÓRUM BAIANO LGBT


Lista de Paradas do estado atualizada a 31 de março de 2010, às 0:13. Atualmente, já são 20 paradas com data divulgada.
Paradas LGBT/da Diversidade/Gays da Bahia em 2010
Santo Antonio de Jesus - 14 de março
Vitória da Conquista - 17 de abril
Nordeste de Amaralina - 18 de abril
Praia do Forte - 25 de Julho
São Sebastião do Passé - 1º de agosto
Seabra - 6 de agosto
Teixeira de Freitas - 8 de agosto
Eunápolis - 15 de agosto
Prado - 22 de agosto
Feira de Santana - 29 de agosto
Itabuna - 29 de agosto 
Porto Seguro - 05 de setembro
Rui Barbosa - 5 de setembro
Simões Filho - 19 de setembro
Lauro de Freitas - 19 de setembro
Mata do São João - 19 de setembro
Camaçari - 19 de setembro
Itamaraju - 26 de setembro
Pojuca - 17 de outubro
Cabrália - 31 de outubro

0 comentários:

Postar um comentário