Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Obra infantil nacional aborda homossexualidade

0 comentários
Walcyr Carrasco lança coleção de livros infantis contra o preconceito, um deles com casal gay

Uma singela coleção de pequenos livros infantis, da editora Ática, do Abril Educação, deve mudar as discussões nas salas de aula. Indicada para alunos do ensino fundamental, a coleção Todos Juntos, do escritor infantil e novelista global Walcyr Carrasco aborda os errantes temas da ética e cidadania.

A coleção é composta inicialmente de três títulos. “Meus Dois Pais”, que conta a história de um menino que tem um pai homossexual; “Pituxa, a Vira-Lata” sobre uma garota esnobe que ignora o cachorro vira lata que tem em casa; e “Ararinha de Bico Torto” que faz uma alusão sobre portadores de deficiências físicas.

A sinopse de “Dois Pais”, o livro com tema gay, é bastante madura e não faz alusão com animais, indo direto ao ponto: “Os pais de Naldo se separam, e ele fica morando com a mãe. Depois de um tempo, seu pai passa a dividir o apartamento com Celso, um amigo que cozinha muito bem. A mãe do menino recebe uma proposta de promoção, mas precisa mudar de cidade e não quer que o menino troque de escola no meio do ano. Naldo não consegue entender muito bem por que a mãe e a avó não querem que ele fique morando com o pai. O garoto acaba indo morar com o pai e Celso, e começa a notar conversas estranhas por parte dos colegas, da avó e da mãe. Finalmente, um colega conta para ele que está proibido de ir à sua casa porque o pai de Naldo é gay. O menino fica revoltado, principalmente com Celso, e acaba indo morar com a avó. A reconciliação acontece no aniversário de Naldo: sua mãe convidou o pai e Celso para festa, e Celso é quem prepara o bolo de aniversário. O menino entende que as pessoas podem ser diferentes e o mais importante é ter uma família que o ama”.

Os livros seguem o Novo Acordo Ortográfico, tem 40 páginas, ilustrados maravilhosamente e já estão à venda por R$ 24,90.

Fonte: Revista Lado A

0 comentários:

Postar um comentário