Pages

Banner 468 x 60px

 

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Ricardo Santana divulga devolutiva da CONAE

0 comentários
Alegria! Uma CONAE LGBT!!!


No dia 01 de Abril de 1964, os militares reunidos em Brasília efetuam o famigerado Golpe Militar que aprisionou o nosso país em um regime de silêncio, morte e medo.

Mas como é irônica esta velha Senhora a quem chamamos História!

Justamente no dia 01 de Abril de 2010, o Brasil comprovou que os tempos são outros! Demos um golpe no preconceito: Neste dia foi dado o primeiro passo para a construção de um SISTEMA NACIONAL ARTICULADO DE EDUCAÇÃO construído pelo povo.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Ministro da Educação, Fernando Hadad, de Paulo Vannuchi, Ministro de Direitos Humanos, o recém nomeado Ministro da SEPPIR Elói Ferreira, o Deputado Carlos Abicalil e a Senadora Fátima Cleide ambos presidentes da Comissão parlamentar de Educação na Camara dos Deputados e no Senado, estiveram no Centro de Convenções Ulisses Guimarães para encerrar os trabalhos da 1ª CONFERENCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONAE 2010.

Vale ressaltar que, das 60 Conferencias que o Governo Lula realizou neste dois anos, a única que o Presidente fez referencia direta em seu discurso foi a Conferencia LGBT de 2008, seguido de muitos aplausos dos delegados, o que demonstra o interesse que a Presidência da República tem dado nos últimos anos ao nosso segmento. Ouvir o Presidente mencionar a Conferencia LGBT num ambiente de Educação é um reconhecimento gratificante e que nos enche de ânimo para continuar na luta, depois que um Dourado homofóbico ganha o Big Brother!

Mulheres e homens que vivenciam a Educação brasileira, vindos de todos os Estados da Federação, debateram e aprovaram o Documento que norteará o Plano Nacional de Educação e suas diretrizes estratégicas de ação.

Foram mais de 2000 delegados, dentre eles, 10 LGBT´s foram selecionados criteriosamente pela ABGLT para representar este segmento na Conferencia e, como sempre acontece na Educação, nosso número reduzido não foi empecilho para nossa presença ser realmente percebida por todas e todos Travestis professoras, Lésbicas pesquisadoras, Gays graduandos e pós graduados demarcaram seu espaço em todos os momentos da Conferencia. De forma organizada, planejamos a estratégia da nossa visibilidade política na CONAE, vejam:

Os delegados presentes na Conferencia tinham o primeiro contato com a temática da diversidade sexual no badaladíssimo, animado e visitado Stand LGBT que o Grupo Ellos-DF organizou. Foi ali que pudemos constatar a carência de informação que os professores do Brasil tem a acerca da temática, o Jornal produzido pela ABGLT e o Manual de Comunicação LGBT foi bastante requisitado pelos participantes, muitas perguntas e dúvidas eram apresentadas a todas nós, também muitos professores e professoras assumiam sua sexualidade abertamente, o que comprova o grande desafio que temos pela frente. O Stand LGBT da CONAE foi estratégico para que o segundo passo fosse dado.

Foi no Stand que os delegados LGBT´s decidiram redigir e apresentar 3 moções de apoio na Plenária Final da CONAE, foram elas: apoio ao PLC 122, ao Nome Social e ao Projeto Escola sem Homofobia. Assim recolhemos 623 assinaturas de delegados e de 20 Entidades Nacionais, o resultado foi a aprovação de todas estas moções na Plenária Final.

Tivemos também dois espaços na Programação oficial da CONAE, o primeiro no Colóquio de Educação e Diversidade Sexual, O presidente da ABGLT, Toni Reis, apresentou entidade e fez um brilhante panorama da homofobia no Brasil, em especial na Educação. Ressalto a palestra de uma professora que versou sobre a sexualidade na educação infantil apontando novas metodologias para se trabalhar o tema da sexualidade com as crianças inclusive apontando rumos para o combate a homofobia desde a infância.

A mesa de interesse foi também outro momento de debate a aprofundamento sobre o Projeto Escola Sem Homofobia, que está em plena operação e é protagonizado pela ABGLT, PATHFINDER do Brasil , REPROLATINA e Instituto ECOS, além da apresentação detalhada do projeto, os delegados presentes tiveram acesso, em primeira mão, do material que será utilizado nas escolas em breve, destaco a fala de um professor Gay e militante do movimento negro da Bahia que relatou a dificuldade de se combater o racismo aliado a homofobia no espaço escolar.

O Fórum de debate dos movimentos sociais, que reuniu o movimento negro, o movimento estudantil brasileiro, movimentos do campo, indígenas, pessoas em cumprimento de pena, o movimento de inclusão e acessibilidade e nós LGBT´s foi o Eixo VI:JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INCLUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE. Todas as propostas concernentes ao Movimento LGBT foram aprovadas por ampla maioria, exceto a manifestação de um único homem equivocado, homofóbico, fundamentalista religioso que foi rechaçado pelo plenário após seu destaque nada producente contra as nossas propostas.
Vale dizer que só conseguimos estas vitórias devido ao transito que a temática LGBT tem alcançado nos movimentos sociais, desta forma, a colaboração e articulação política que operamos com o movimento negro, movimento sem terra, UNE, UBES e outras entidades históricas nesta Conferencia reflete que a bandeira da luta contra a homofobia já é ponto pacífico na luta por uma sociedade mais justa e que devemos ocupar espaços de protagonistas.

Por fim e com chave de ouro, fizemos um arrastão LGBT nos espaço dos Stand´s, gritamos palavras de ordem, apitamos, estendemos nossa Bandeira, demos muuuuita pinta e adentramos na Plenária Final, em profundo silencio. A Mesa parou os trabalhos e enquanto percorríamos o plenário, ouvíamos aplausos e gestos de apoio, inclusive da Mesa diretora. Um momento ímpar que ficará registrado na memória da Educação Brasileira!

Que fique na História: No dia 01 de abril de 2010, 46 anos depois do Golpe Militar, as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Brasil tiveram o reconhecimento dos educadores, funcionários, estudantes, pais e mães de estudantes, gestores, universidades e dos movimentos sociais interessados na Educação. Neste dia plantamos a primeira semente para uma educação sem racismo, sem machismo e sem homofobia.

Ricardo Santana
Delegado da Bahia
Comissão Organizadora CONAE-BA
KIU! Coletivo Universitário pela Diversidade Sexual

0 comentários:

Postar um comentário