No próximo dia 1 de julho, a partir das 21h, a comunidade LGBT de Salvador se reúne em um dos mais importantes concursos de beleza Gay do Estado da Bahia. Este ano, o evento terá um brilho a mais, pois será a celebração da 16ª edição do luxuosíssimo Miss Bahia Gay, que mais uma vez terá como palco o Teatro Vila Velha.
O tradicional concurso, além de revelar as mais belas do transformismo baiano, é um forte aliado na luta contra a homofobia no segundo estado do Brasil onde os números de assassinatos de homossexuais aumentam nas estatísticas.
Na correria dos últimos preparativos, André Luiz - conhecido nacionalmente como Bagagerie Spielberg -, realizador do concurso desde 1995 conta um pouco desta historia do seu amor e profissionalismo pela arte do Transformismo.
Acompanhe o relato:
“No início os realizadores eram os estilistas Di Paula e Julio César Habib e logo depois Marcos Melo, atual dono da Boate tropical. Entrei no mundo do Miss Bahia após vencer o concurso Miss América, em 1990. Já tinha participado de dez edições e nessa época eu já era conhecido, em razão do meu nome enorme e também pela confiança da comunidade para comigo.
Os meninos deram um tempo na realização do concurso e no ano de 1995 tive o meu primeiro desafio que foi a realização do concurso na boate I kiss, do meu amigo Jorge que consagrou naquela noite a queridíssima Sthefanny Simpson, a Miss Bahia Gay 1995. Já em 1996, realizei o concurso no palco do Teatro Vila Velha e foi maravilhoso, pois gosto desse ambiente mágico do teatro com todo aquele charme e conforto que nossos amigos e admiradores da arte do transformismo merecem. É fantástico você receber bem, principalmente cada uma daquelas pessoas conhecidas, ou não, que esperam o ano inteiro a chegada deste evento.
Depois dessa experiência continuei fazendo nas boates: fiz na Hommes e no Clube Fantoches, porém, em 2001, na boate BRW, da Diva Dion, dei conta que não era mais possível a realização do concurso nas casas noturnas. Aquele dia foi uma loucura, era muita gente por todos os lados querendo saber o que estava acontecendo na “CG” (Carlos Gomes), sem falar nas pessoas que não conseguiram entrar por questões de segurança e espaço.
Então decidi que precisaria mudar para um espaço maior, foi então que no ano seguinte o concurso voltou para o Vila Velha, que sempre nos recebeu de uma forma magnífica. Outro espaço que marcou a nossa história foi o palco do teatro Salesiano, que sempre acolheu muito bem o nosso concurso mostrando o respeito ao evento e às pessoas que estão à frente e são referenciais abrindo portas e rompendo os preconceitos.
É muito complicado fazer um concurso deste, principalmente quando você é honesto e não passa a perna em ninguém e não tem apoios dos empresários locais do segmento GLS, que oferecem muito pouco e sempre querem demais por questões de egos e por pensarem unicamente no dinheiro. Por estas e tantas outras razões, continuarei a falar da importância dos meus amigos que, cada um a sua maneira, ajudam para que essa chama não se apague, pois tenho que pagar a pauta do teatro, as atrações - que são as melhores, etc. Eu poderia simpesmente pegar vários artistas e oferecer qualquer valor, porém onde fica o compromisso com o púbico e a valorização do artista?
O valor do ingresso, que custa R$ 30,00, não paga todas as despesas e nessas horas recorro aos meus amigos. Imaginem um evento como este na mão dos empresários? A meia seria, no mínimo, R$ 50,00!
Fico muito emocionado quando falo dos meus amigos, pois é muito gratificante você saber que existem pessoas ao seu lado que te amam e acreditam em seu potencial. É uma glória quando abro meu orkut e lá estão os recados dos meus amigos e de pessoas que não me conhecem pessoalmente falando do meu trabalho. Isso sim é uma recompensa muito grande.
O que move a minha vida e tudo que faço é o tesão e a paixão, pois tudo que faço na vida tem que ter amor, caso contrário tô fora!
Outra coisa interessante no concurso são os jurados. Por ele já passaram Ivete Sangalo, Carla Cristina e a vereadora Olívia Santana. Muita gente pensa: - Baga realmente é uma pessoa com muito acesso ao mundo dos artistas. Que nada, menino! Essas maravilhas acontecem em minha vida e no concurso graças aos meus amigos que são cabeleireiros e maquiadores dessas estrelas e articulam com esses artistas a ida deles aos concursos."
Na programação grande nomes do transformismo estarão presentes. Os ingressos estarão a vendas na bilheteria do Tetro Villa Velha.
Fonte: Dois Terços
www.dositercos.com.br
Bagagerie Spielberg
0 comentários:
Postar um comentário