Pages

Banner 468 x 60px

 

sábado, 3 de julho de 2010

Ativistas elogiam capacitações realizadas por meio do Projeto Rede de Proteção Humana

0 comentários
A atividade na capital paulista reúne cerca de 50 militantes. A intenção é capacitá-los para participarem de intercâmbios inter e intraregionais. Essa troca de experiência será realiza por dez lideranças, que serão definidas em plenária no encerramento do Encontro. “A ideia é que os intercambistas conheçam os desafios e as atividades realizadas em locais diferentes do que eles atuam. Essa troca de experiências é muito importante” disse o coordenador do Projeto, José Roberto Pereira (Betinho).

Para o representante do Nordeste Alessandro Monte (foto), o mais interessante é o empoderamento que os participantes das atividades adquirem. “Na minha região conseguimos implantar e monitorar iniciativas do Plano de Ações e Metas”, disse ele, referindo-se documento de programação oficial do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais para o planejamento e execução anual de ações de combate ao HIV e à aids. “Realizaremos um encontro regional e oficinas”, exemplificou o ativista que integra Grupo Fênix, na Bahia.

Segundo a militante do Sudeste Cleide de Araújo, o Projeto propiciou a participação dela em diferentes instâncias públicas. “Com as capacitações aprendi a me posicionar, saber para quem e como expor meus argumentos”, declarou. Depois do início das atividades em rede, a ativista da Associação Missão Resplandecer, de Duque de Caxias (RJ), conquistou representatividade em instâncias como o Conselho Municipal de Saúde e a Comissão Estadual de DST/Aids.

Já de acordo com o ativista do Centro-Oeste Sandro Rosa, que integra a ONG Corações Amigos, na capital do Mato Grosso, o Projeto propiciou condições para que militantes monitorassem a entrega de antirretrovirais em um presídio de Brasília. “Além disso estamos tentando implantar Frentes Parlamentares em Cuiabá e no Distrito Federal”, disse.

Durante o evento em São Paulo, os ativistas participaram de exposiões e debates de temas como o papel do Ministério Público, dos Conselhos de Saúde e de Frentes Parlamentares.

Entenda o Projeto

Desenvolvido por meio de edital do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, o Projeto Rede de Proteção Humana – Brasil ocorre em parceria com o Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo e outras organizações. São realizadas ações focadas principalmente em advocacy e controle social, como monitoramento do Plano de Ações e Metas, atuação nos Conselhos e Conferências de Saúde e lobby com parlamentares para a aprovação de projetos. As atividades seguem até o final do ano, quando será lançada uma publicação nacional com o balanço do Projeto, os desafios e as ações de sucesso realizadas nas cinco regiões do país. Para mais informações, acesse www.prph.org.


Fonte: Agência de Notícias da AIDS, por Fábio Serrato

0 comentários:

Postar um comentário