Parada do voto consciente
BRASÍLIA – A 13ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, que aconteceu neste domingo, 15, no Eixão, no plano piloto da capital federal, reuniu cerca de 40 mil pessoas. Com o lema Pela Igualdade, a Força do Nosso Voto, a organização da Parada chamou a atenção dos presentes para votarem em políticos comprometidos com as causas LGBT.
O lema da parada deste ano não é novo. Foi o mesmo utilizado na passeata de 2006, quando aquele era um ano eleitoral. “Já fomos traídos por candidatos que não cumpriram com as promessas de apoiar a causa arco-íris. Por questões éticas, não vamos divulgar os nomes desses políticos”, disse o coordenador da parada Milton Santos.
Cartazes com frases “Tire seu Voto do Armário” e “Chega de Elza na Política” eram empunhados por militantes durante o percurso. Os discursos antes da saída da passeata LGBT foram contundentes nas críticas com os políticos brasileiros.
Panfletagem – Várias pessoas distribuíam santinhos de candidatos durante a manifestação, seja defendendo direitos dos LGBT ou apenas fazendo campanha mesmo. Muitos dos candidatos também estavam presentes na manifestação. Segundo Milton Santos, a proposta de alertar a população homossexual do Distrito Federal independe do apoio partidário e político.
“O que queremos é alertar nosso público sobre a necessidade de se ter mais atenção na hora de escolher os candidatos e mobilizá-los para o voto consciente e em defesa da cidadania LGBTS. Mas sem levantar bandeiras para candidatos”, disse. Outros militantes foram mais críticos do oportunismo dos políticos, como Pedro Fistarol, que segurava o cartaz “Chega de Elza na Política”.
“Tem muito candidato que é homofóbico e só está aqui para conseguir os votos dos gays. Eles passam o ano todo sugando o dinheiro público e só olham para a gente na época das eleições”, criticou Fistarol. Quando passavam em frente ao Teatro Nacional, os participantes fizeram uma parada estratégica para a realização de um beijaço contra a discriminação. Os trios pararam de tocar às 20h e a 13ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília chegou ao fim.
A Campanha continua – O Estruturação – Grupo LGBT de Brasília está organizando um manual com instruções de como escolher um candidato comprometido com as causas dos LGBT. O manual deve ser distribuído em setembro. Além das instruções, o Estruturação vai apresentar a lista dos políticos que assinaram o termo de compromisso Voto contra a Homofobia, Defendo a Cidadania, elaborado pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Veja alguns momentos da Parada [no site Mundo Mais, clicando aqui].
Fonte: Mundo Mais
0 comentários:
Postar um comentário