I ENCONTRO NACIONAL SOBRE AS HEPATITES VIRAIS:
MOVIMENTOS SOCIAIS FORMANDO A REDE DA PREVENÇÃO
O GLICH realizará nos dias 25 e 26 de novembro o Encontro Nacional sobre as Hepatites Virais: Movimentos sociais formando a REDE da Prevenção. O evento pretende reunir ativistas e especialistas dos movimentos de Hepatites e AIDS, com a finalidade de fortalecer o enfrentamento desta doença e formar uma rede nacional com uma agenda positiva que contribua na diminuição da infecção das hepatites virais, melhoria no tratamento e nas ações de prevenção, divulgação da vacina entre outros.
No Brasil, existem poucos eventos nacionais que reúnem as instituições que representam e trabalham com públicos considerados vulneráveis para a hepatite a fim de discutirem temáticas relacionadas a esta doença. Existem poucas instituições representativas que desenvolvem ações de prevenção e tratamento, e os projetos financiados pelo governo ainda são insuficientes, diante do grande número de casos e da vulnerabilidade social. Estes projetos são geralmente, restritos as capitais, o que dificulta uma efetividade nas ações de enfrentamento das Hepatites Virais.
A Sociedade Brasileira de Pediatria revela que, pelo menos, setenta por cento de jovens não tomam a dose da vacina que imuniza contra a Hepatite B. Isso faz com que esta população fique ainda mais vulnerável a doença, outro ponto abordado por esta instituição é que apenas 28% dos médicos indicam a imunização contra hepatite. Acreditamos que há uma falta considerável de informações sobre esta doença que é silenciosa e mortal, urge que a sociedade civil junto aos órgãos governamentais unam-se para elaborar estratégias de enfrentamento e diminuição da incidência das hepatites virais entre os públicos mais vulneráveis e coloquem sempre em pauta esta temática, fundamental para a promoção da saúde.
Todas as informações acima relatadas demonstram a necessidade de haver um evento que reúna instituições que acessam os diversos públicos vulneráveis às hepatites virais, com a finalidade de criar estratégias que possam disseminar o máximo de informações e ações de prevenção que possibilitem que o maior número de pessoas saibam mais sobre essa silenciosa epidemia que acomete a saúde e a vida da população brasileira e ao longo dos anos vem aumentando seu poder de contágio. Apenas com esforços conjuntos podemos contribuir para a redução da epidemia. Desta forma, sugerimos a realização do I Encontro Nacional Sobre Hapatites Virais para elucidar e discutir amplamente a sobre temática relacionadas, na perspectiva de formular estratégias para o enfrentamento, acreditando que a informação e o trabalho em Rede são as melhores formas de reduzir o contágio.
Observações:
· Receberemos as fichas de inscrição até o dia 31 de Outubro de 2010;
· A prioridade será para as pessoas que tenham passagens;
· Solicitamos que as pessoas que se interessarem em participar do evento, que solicitem das Coordenações de DST/AIDS e Hepatites Virais as passagens para o encontro.
PROGRAMAÇÃO
I ENCONTRO NACIONAL DE HEPATITES
MOVIMENTOS SOCIAIS FORMANDO A REDE DE PREVENÇÃO
Publico Alvo: Ativistas, ONG’s, Movimentos e Redes
Data: 26 e 27 de Novembro de 2010
Local: Salvador
Carga Horária: 16 horas.
CONTEUDO PROGRAMATICO
Dia 26/11 (Quarta-Feira)
Mesas expositoras - Serão três mesas, com as seguintes temáticas:
· Estratégias de enfrentamento;
· Política de enfrentamento às Hepatites;
· Movimento Social de enfrentamento as Hepatites Virais: e AIDS como relacionar as ações.
Dia 27/11 (Quinta-Feira)
Momento de Troca de experiências sobre ações na área de enfrentamento às Hepatites virais:
· Oficinas de criação de um plano de ação da sociedade civil no enfrentamento as hepatites virais e criação da rede.
0 comentários:
Postar um comentário