Pages

Banner 468 x 60px

 

domingo, 19 de setembro de 2010

População LGBT de Brasília lança campanha 24 horas de combate à homofobia

1 comentários
Com o intuito de chamar a atenção das autoridades a respeito dos direitos dos homossexuais, a população LGBT de Brasília lança a Campanha 24 horas de Combate à Homofobia.

Um dos objetivos é mobilizar segmentos, organizações e a população em geral no combate à discriminação dos gays, lésbicas e simpatizantes.

O evento nasceu de um movimento virtual incentivado pelos avanços nas legislações da Argentina e Uruguai e pelos recentes casos de homofobias, que fazem do Brasil o campeão do mundo em crimes homofóbicos.

Para a coordenadora do evento, Karla Wapkins, a ideia da campanha é que, durante 24 horas de 18 a 19 de setembro de 2010, as pessoas doem seu tempo para a realização de ações que mobilizem simpatizantes, multipliquem informações e sensibilizem a sociedade em relação ao tema. "Com a realização da campanha, espera-se que seja aberto um canal de comunicação em relação aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT)" frisou.

O lançamento oficial do evento acontecerá no dia 18 de setembro na Fundação Nacional de Artes (Funarte). Deverão participar Angélica Ivo e Marco José Duarte, mãe e primo do jovem Alexandre Ivo, que recentemente se tornou mais uma vítima dos crimes de ódio baseados em homofobia, ao ser espancado e morto em São Gonçalo (RJ), da atriz Liliana Castro, a Filomena, da novela "Ribeirão do Tempo" e do ator global Gilvan Oliveira, Madrugadinha, de "Tempos Modernos", além de artistas de Brasília.

Só no último dia 12, dois rapazes gays foram agredidos por policias militares durantes a Parada Gay em Taguatinga. Por volta da 20h40, Pedro Fistarol, 25 anos, estava indo para a Parada com seu amigo, quando seu carro foi parado por policias, que desceram da viatura, já chutando o automóvel. "Com medo, eu desci do carro e como a minha câmera fotográfica estava pendurada no pescoço, o policial achou que eu estava tirando fotos das viaturas. Nesse momento, uma policial militar pediu para eu entregar a máquina. Como eu recusei, ela me deu um bofetão no rosto". O rapaz não pensou duas vezes e foi até ao 12º DP de Taguatinga e registrou um boletim de ocorrência.

Outro ponto importante da campanha é estimular os eleitores a realizarem investigação sobre candidatos políticos de seu município, buscando se informar sobre quem defende, de forma comprometida e declarada, a cidadania LGBT. Outras ações são a organização de palestras em seus locais de trabalho e manifestações em lugares públicos.

Serviço

Lançamento oficial da Campanha 24 horas de Combate à Homofobia
Quando: Dia 18 de setembro
Horário: Das 13 às 19h.
Local: Funarte: Eixo Monumental Setor de Divulgação Cultural – Lote 2

Fonte: Jornal Tribuna do Brasil

1 comentários:

Anônimo disse...

Jorge Dias foi assassinado!

Postar um comentário