Pages

Banner 468 x 60px

 

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Claudia Wonder marcou cultura gay brasileira

1 comentários
Morta aos 55 anos, Claudia Wonder deixa legião de admiradores

Irving Alves, do Mundo Mix 
Claudia Wonder marcou a cena gay brasileira

A ativista, cantora, escritora, maquiadora e performer Claudia Wonder morreu em São Paulo na manhã desta sexta-feira. Ela estava internada há quase dois meses no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS para tratar de uma criptococose, doença causada por um tipo de fungo.

O velório será realizado na Secretaria de Justiça (Pátio do Colégio, 184) a partir das 19 horas desta sexta. Como era da vontade de Claudia, seu corpo será cremado. A cerimônia se realizará no Crematório Municipal Dr. Jayme Augusto Lopes (Av. Francisco Falconi, 437 - Vila Alpina).

Claudia deixa para trás uma história de reconhecimento público que começou no teatro e em casas underground da capital paulista. Quem frequentava o Madame Satã deve lembrar bem das apresentações dos grupos Jardins das Delícias e Truque Sujo, ambos comandados por Claudia.

A veia militante, que a fez com que a artista se engajasse em iniciativas como o Centro de Referência da Diversidade, surgiu e se fortaleceu em parte graças aos dramas encarados por Claudia por conta da sexualidade. Ela própria chegou a comentar que em várias ocasiões foi comparada a marginais apenas por ser travesti.

A intolerância de alguns, no entanto, nunca foi barreira para que Claudia Wonder mostrasse ao mundo tudo aquilo de que era capaz. Ela participu de 13 filmes, entre eles "Carandiru", de Hector Babenco. Em 2009 estreou o documentário "Meu Amigo Claudia", dirigido por Dácio Pinheiro e focado na história da artista. A produção chegou a festivais de países como EUA e Espanha, neste último tendo recebido prêmio concedido pelo público. No Brasil, o filme foi exibido pelo 17º Festival Mix Brasil de Cinema e abocanhou o Coelho de Prata de melhor documentário (veja trailer abaixo).

No teatro, Claudia participou de mais de dez montagens, algumas delas junta com a turma do Teatro Oficina. Se aventurou também pela música, gravando com Edson Cordeiro e lançando álbum solo. "FunkyDiscoFashion" foi gravado pela Lua Music em 2007. Uma das canções do track list é "Atendimento", cujo ótimo clipe você assiste no fim desta página.

Franco Reinaudo, coordenador de Assuntos da Diversidade Sexual de São Paulo, disse ao Mix que a morte de Claudia Wonder o abalou profundamente.

"Claudia Wonder era acima de tudo a melhor amiga. Artista inquieta, inovadora, indescritível em suas performances, mas principalmente era uma ativista inconformada com a intolerância da sociedade para com a população LGBT, militou com dedicação e paixão. Sua atuação magistral em Nossa Senhora das Flores de Genet, marcou toda uma geração. Transformadora, Cláudia deixa um vazio enorme no coração de todos nós."

Claudia Wonder - Atendimento:



Trailer de "Meu Amigo Cláudia":

1 comentários:

Fábio Escorpião disse...

Meu lamento por ela, mulher (sim, mulher) maravilhosa!!!

Postar um comentário