Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

200 pessoas prestigiam evento da ABEH em Salvador

0 comentários
Cerca de 200 pessoas participaram da primeira atividade realizada pela Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH) em 2011. No último 17 de maio, Dia de Combate à Homofobia, a ABEH promoveu o lançamento do seu novo site, a campanha de filiação (clique no filie-se), o lançamento do livro Retratos do Brasil Homossexual e uma palestra com a professora Berenice Bento (foto), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Berenice tratou sobre Homofobia e saber/poder médico: resistência globalizada pela despatologização da transexualidade. O evento ocorreu no auditório do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF3), no campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia.

Berenice defendeu a despatologização das identidades trans e desconstruiu os argumentos de quem defende a manutenção da transexualidade como doença. Um desses argumentos é o de que, caso o “transtorno” fosse retirado do rol de doenças, as/os transexuais não teriam como reivindicar a cirurgia junto ao Serviço Único de Saúde (SUS). A professora da UFRN argumentou que uma questão não precisa estar relacionada com a outra e que é possível exigir a cirurgia de mudança de sexo mesmo sem considerar a transexualidade uma doença, como já ocorre com outras cirurgias plásticas realizadas e custeadas pelo governo.

A autora dos livros A (re)invenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexualO que é transexualidade disse que a patologização da transexualidade não é algo que diz respeito apenas às/aos transexuais. Para ela, trata-se de uma patologização de um gênero. “Tiraram a homossexualidade do CID e incluíram a transexualidade. Simplificando um pouco, trocaram seis por meia dúzia”, disse. Ela também defendeu ideias polêmicas entre as feministas. “A nossa utopia é um mundo sem gênero. Enquanto isso, não há nenhum problema em termos um feminismo sem mulheres”, disse.

O livro Retratos do Brasil Homossexual, lançado em Salvador no evento, reúne 98 textos (parte deles disponíveis em um CD que acompanha o livro impresso) apresentados no IV Congresso da ABEH, realizado em 2008 na Universidade de São Paulo. O livro impresso tem 452 páginas, editado pela Editora da Universidade de São Paulo e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, e foi organizado pelos professores Horácio Costa, Wilton Garcia, Emerson Inácio, William Siqueira Peres e pela própria Berenice Bento.

Fonte: ABEH

0 comentários:

Postar um comentário