Livro sobre histórias de LGBTs do Malawi é lançado em alguns dos lugares mais conservadores do mundo
Apesar de ainda ser um assunto secreto em muitos lugares na África, a questão homossexual vem do armário para a prateleira com um novo livro - Queer Malawi: Untold Stories (Gays Malaios: Histórias Não Contadas, em tradução literal) - fazendo uma declaração ousada sobre o assunto.
O livro está chegando às prateleiras em alguns dos lugares mais conservadores e assustadores para a comunidade LGBT. Na maioria dos países africanos há uma penalidade pesada para aqueles que são abertamente homossexuais, ou até mesmo acusados de serem. No Malawi, a pena é de 14 anos de prisão, apesar de que alguns gays são até mesmo apedrejados até a morte. Na Uganda, foi adiada a votação para aprovar uma lei que prevê a pena de morte para gays (reveja matéria aqui).
No entanto, Queer Malawi: Untold Stories é uma compilação de 12 histórias de LGBTs publicada pelo Centro de Desenvolvimento de Pessoas do Malawi e a Ação em Memória de Gays e Lésbicas da África do Sul. As 12 histórias invocam compaixão e apoio para os direitos de LGBTs africanos para viverem sem medo tanto no Malawi quanto em outros países.
O livro foi compilado no ano passado durante o julgamento de Tiwonge Chimbalanga e Steven Monjeza, que passaram meses na prisão depois que seu relacionamento foi levado à público. Graças à uma intervenção do Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon, que conversou diretamente com o presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika (foto), o casal foi solto, porém proibido de manter contato.
Não há previsão de lançamento no Brasil.
Fonte: Mundo Mais
1 comentários:
Cara, é muita coragem desse autor (que a matéria nao revelou quem é), viu!
Ele sim é um herói da causa LGBT!
Meus parabéns a esse homem (ou mulher)!
Postar um comentário