A segunda-feira (16) foi animada para os alunos do Colégio Estadual Marquês de Maricá, no bairro do Pau Miúdo. Em comemoração ao dia mundial de combate a homofobia – 17 de maio, o coordenador do Comitê Estadual de Promoção dos Direitos Humanos LGBT, Danillo Bittencourt (foto), realizou uma palestra para esclarecer dúvidas sobre o assunto. Todos os 90 jovens que participaram do evento integram o projeto Adolescente Aprendiz que é desenvolvido há três anos no Colégio.
Evasão escolar e dificuldades de aprendizagem são alguns dos problemas enfrentados por alunos vítimas da homofobia em todo o país. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), em 2009, mostrou que 87% da comunidade escolar tem algum tipo de preconceito contra os homossexuais. Por essa razão, respeito e dignidade foram algumas das temáticas levantadas durante a palestra.
“Precisamos aprender e respeitar as pessoas independente da sua orientação sexual. A luta contra a homofobia não é uma luta só da população LGBT, mas de todo o Estado da Bahia e da população brasileira, porque é uma luta pela vida. Independente da sexualidade, somos todos seres humanos e precisamos contribuir para a construção de uma sociedade em que todos convivam bem”, afirmou Danillo Bittencourt.
A platéia
O projeto Adolescente Aprendiz capacita jovens em situação de exclusão social, para o mercado de trabalho, através de cursos profissionalizantes. Ele é promovido há 10 anos pela Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), uma Organização Não Governamental. No Colégio Marquês de Maricá são 600 alunos beneficiados, divididos em 10 turmas, com aulas de segunda a sábado, nos turnos matutino e vespertino.
Fonte: ASCOM/SJCDH
Fonte: ASCOM/SJCDH
1 comentários:
Nossa, foi uma surpresa me deparar com essa notícia. Espero que a iniciativa se alastre por toda a Bahia e todo o Brasil!!
Postar um comentário