Pages

Banner 468 x 60px

 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

[OPINIÃO] Marcha contra “a mordaça gay” - Ana Reis*

1 comentários
O cartaz da convocação da marcha pela “família” (mulher no fogão/machão no telão) do Forum Evangélico Nacional devia fazer parte do kit anti-homofobia.

Nele vemos a bandeira do arco-íris tampando a boca de um homem. No texto, o chamado ao fim da “mordaça gay” ou seja, o Projeto de Lei que torna crime a homofobia. Assim como foi tornado crime o racismo.

Graças ao pensamento lésbico-feminista de Monique Wittig e ao pensamento de Michel Foucault que não por acaso era gay, a alusão `a “mordaça gay” pode ser compreendida.

O discurso que constrói a alteridade baseada num polo dominador, cuja referência é o homem branco, heterossexual, portavoz do deus único masculino tem, na heteronormatividade, sua base constitutiva.

Sem a norma socialmente construída da heterossexualidade, alheia a uma possível inevitabilidade imposta pela natureza, a masculinidade fica muda.

Como descreveu Nancy Chodorow, analisando Freud de um ponto de vista feminista, a masculinidade é socialmente construída no patriarcado, pelo afastamento da mãe e pelo desprezo de tudo que é associado ao “feminino”.

O que é ser homem sem o discurso que cria a feminilidade associada à fraqueza, à dependência, à impureza, às e os portadores do mal?

Como ser homem sem chamar os outros de viados? Como aceder à masculinidade agressiva sem chamar o outro — o primeiro insulto do menino – de “mulherzinha”? Como enunciar um discurso misógino racista e homofóbico – discursos do ódio — num Estado de Direito, sem a couraça da intocabilidade do discurso religioso? Ou alguém pensa num diabo loiro e de olhos azuis?

Por que se agarram com tanta força os religiosos a esse bordão?

Seria porque, como lembra a profa Iray Carone em artigo sobre a propaganda midiática fascista/religiosa nos EUA , o fascismo é antes uma prática política que uma filosofia? Sem grandes discursos, portanto.

O discurso misógino, racista e LGBTT-fóbico, aliado ao álibi da “revelação” religiosa é instrumento de dominação que se coloca acima do Direito.

Estamos em pleno desmonte da República, se é que um dia a tivemos. O Estado laico nunca chegou a se instalar plenamente no país.

Mas os tempos são outros e o enfrentamento é inevitável. Ele já está nas ruas.

 
*Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia

1 comentários:

Anônimo disse...

A questão em pauta é a lei plc 122 q é anticonstitucional,ou seja, antidemocrática. A grande maioria da população não aceita esse comportamento, devido ao contexto histórico - social do nosso País. Não é necessário cria mais leis, todos nós já estamos devidamente protegidos pela nossa Carta Magna.Na minha opinião : acho muiiiito dificil essa lei ser aprovada, porém se for talves o efeito esperado pelos grupos hoomossexuais sejam contrarios ao q eles reivindicam... BRASIL: SEM HOMOFOBIA E SEM HETEROFOBIA E SIM A DEMOCRACIA ONDE A MINORIA DEVE RESPEITAR A GRANDE MAIORIA SENDO A RECIPROCA VERDADEIRA...VALEU!

Postar um comentário