Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Em Berlim, a luta contra a homofobia começa na escola primária

0 comentários
O Senado de Berlin colocou um programa para lutar contra a homofobia passando pela aprendizagem da tolerância desde a pequena infância. Atenção, aquele que tratar seu vizinho de «bicha suja» será pego! 


Desde essa segunda-feira, dia da volta às aulas na Alemanha, uma valise composta de 25 livros, jogos e discos áudios virá em socorro dos institutos e pais de alunos berlinenses nem sempre à vontade com as questões que suas pequenas cabeças loiras lhes colocam. Pois, nesses novos contos contados na escola (como King and King, capa ao lado), o príncipe não se casa forçosamente com a princesa e as crianças aprendem como duas mulheres podem ter bebês…

Destinado igualmente aos adultos, o programa aprovado pelo Land de Berlin ensinará notadamente como reagir quando uma criança insulta outro de homo.
«Nós mostramos tudo o que faz a realidade de hoje»
Para acompanhar sua política de sensibilização, a administração berlinense se apronta em enviar nos próximos dias uma carta em alemão mas também em turco e em árabe aos pais de alunos, lhes explicando o interesse de ter cursos de tolerância desde a mais jovem idade.
Segundo Conny Kempe-Schälicke, chefe de fila da iniciativa, «trata-se da diversidade no sentido largo, longe dos esquemas clássicos mamãe-filho-família. Nós mostramos tudo o que faz a realidade de hoje».
2,1 milhões de euros contra a homofobia
No ciclo escolar superior, os Berlinenses abordam já as questões de sexualidade através notadamente de representações e também de definições de termos como o «coming out». Entretanto, para Conny Kempe-Schälicke, já é um pouco tarde: «Nós devemos ensinar isso desde a mais jovem idade às crianças, quando eles estão compreendendo como funciona a sociedade.»
Berlin não está em sua primeira ofensiva contra as discriminações ligada à orientação sexual. Em 2004, a cidade havia já lançado uma vasta campanha de cartaz destinada aos gays vindos da imigração turca com o slogan: «Cigdem é lésbica, Vera também» (ao lado).
Unanimidade
Em 2010, Berlin, cujo caixa estava entretanto vazio, havia alocado 2,1 milhões de euros para a luta contra a homofobia a fim de desenvolver esse programa para as escolas primárias. A iniciativa faz a unanimidade, mesmo nos ranques da direita cristã democrata da cidade. A presidenta da União federal dos pais de alunos saudou essa decisão e declarou que de fato, algumas crianças colocam desde 3-4 anos questões ligadas à homossexualidade as quais os pais não sabem forçosamente responder.
O Land da Renânia do Norte Westfália, a região de Colônia, tem desde já afirmado tomar exemplo da capital para a volta às aulas 2012-2013. Poxa, a Alemanha está a mil léguas da França em vista da triste sorte que reservou nossa Educação nacional ao curta-metragem le Baiser de la lune, essa história de amor entre dois peixes que visava sensibilizar os alunos de CM1-CM2 à homofobia (ler nosso artigo)…
Fotos: Fotolia, DR.
Fonte: Tetu

0 comentários:

Postar um comentário