Pages

Banner 468 x 60px

 

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Carta Aberta do II Encontro de Travestis e Transexuais do Estado da Bahia

0 comentários
As Travestis e Transexuais, reunidas no II Encontro de Travestis e Transexuais do Estado da Bahia, realizado entre os dias 22 e 25 de novembro de 2011, no Amaralina Praia Hotel, na cidade de Salvador, vem a público manifestar seu agradecimento à Associação de Travestis e Transexuais de Salvador (ATRAS) pela realização do mesmo.
Com o tema "Não exijo que me aceite, mas desejo que me respeite - em busca do reconhecimento pela identidade", o II Encontro trouxe a luz das discussões assuntos recorrentes do cotidiano das travestis e transexuais do nosso Estado, reforçando, mais uma vez, que a transfobia desencadeia e realimenta processos discriminatórios, representações estigmatizantes, processos de exclusão, dentre outros, voltados contra tudo àquilo que remeta, direta ou indiretamente, às práticas sexuais e identidades de gênero discordantes do padrão heterossexual e dos papéis estereotipados de gênero.
Saúde pública, prevenção em DST/HIV/Aids e hepatites, transfobia, violência e segurança pública, prevenção positiva, práticas de sexo seguro, avanços e conquistas do Plano HSH e travestis e do Plano de Feminização, debates sobre legislação e panorama atual do movimento LGBT da Bahia foram as temáticas trabalhadas durante três dias de Encontro que, também, serviu para identificar potenciais lideranças do Estado e esboçar um panorama atual das políticas existentes nos municípios e consequentemente implantar novas ações. 
Além dos debates, o II Encontro trouxe duas ações inovadoras. A primeira foi a solicitação de retificação de prenome coletivamente além da disponibilização de vacinas contra hepatite e realização do teste para sífilis, ações do Centro Especializado em Diagnóstico Assistência e Pesquisa/CEDAP.
Reforçamos, ainda, a participação de cinco travestis e transexuais que compõem o Conselho Nacional de  Combate à Discriminação - Conselho Nacional LGBT o que propiciou ao encontro a  criação  de  um ambiente  de  debates e de desenvolvimento de ações voltadas à construção de  caminhos  para  garantia  e  conscientização  acerca  dos  direitos  e  cidadania às travestis e transexuais da Bahia e de todo o território brasileiro.
O II Encontro de Travestis e Transexuais do Estado da Bahia tornou pública a voz de pessoas travestis e transexuais, sua realidade, obstáculos e oportunidades na sociedade,  a  partir  da  interação  com  representantes  das Secretarias Estaduais de Saúde e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Comitê Estadual LGBT da Bahia, Coordenação Municipal e Estadual DST/Aids, poder legislativo de Salvador, movimento LGBT da Bahia, entidades de luta pelos direitos humanos além da participação de representação do Senado Federal.
Ao tempo que parabenizamos e desejamos sucessos ao III Encontro conclamamos a sociedade baiana e brasileira a reconhecer que nós, travestis e transexuais,  temos direito à cidadania plena e é urgente o fim do preconceito e seu amparo na lei, única maneira pela qual se pode construir o espírito democráti­co nos indivíduos e a cultura da demo­cracia na sociedade.
Por fim, o direito à cidadania das Travestis e Transexuais deve ser respeitado, pois estas pessoas merecem, como todos os demais cidadãos brasileiros, viver com dignidade, sem sofrer quaisquer constrangimentos. A vivência em uma sociedade democrática, horizontal e igualitária deveria facilitar e contribuir para uma convivência harmônica entre as pessoas sejam elas diferentes ou não.
Salvador, 25 de novembro de 2011


Millena Passos

Presidenta da ATRAS
Titular do Comitê LGBT da Bahia
Suplente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT
Secretária Geral da ANTRA

(71) 8887.3932 – (71) 9233-5663

0 comentários:

Postar um comentário