Pages

Banner 468 x 60px

 

domingo, 19 de fevereiro de 2012

GLICH E APGFS REALIZARÃO O I ENCONTRO FEIRENSE DE GAYS

0 comentários
Informações sobre inscrições e contatos no final do texto

O GLICH e APGFS realizarão no dia 11 de março de 2012 a partir das 14 horas, o I Encontro feirense de Gays, o evento que acontecerá na Boate Offsina tem por finalidade discutir temáticas relacionadas aos direitos civis e humanos, saúde, principalmente sobre prevenção da AIDS, relações familiares e a internet no cotidiano dos gays da cidade.

O público prioritário são os jovens gays de Feira de Santana que estão mais suscetíveis às situações de vulnerabilidade que afetam o respeito dos seus direitos, sua integridade física e psicológica. Os jovens gays estão colocados como as principais vítimas de violência e preconceito além de ser comum a evidência dos conflitos familiares oriundos da não aceitação da orientação sexual dos jovens por parte dos pais.

No que tange a questão da saúde além da relação histórica entre homossexuais masculinos e AIDS, os últimos dados do Ministério da Saúde expressos no Boletim epidemiológico de 2011, revelam que os gays de 15 a 29 anos têm 13 vezes mais possibilidades de se infectar com o vírus HIV que os heterossexuais da mesma faixa etária, entre outras questões serão abordados o consumo abusivo de drogas, uso de anabolizantes, entre outros temas relevantes.

No âmbito do direito um advogado especialista no assunto apresentará para os presentes quais os principais direitos humanos civis dos homossexuais e que são violados nas tanto pela sociedade quanto pelas instituições públicas e privadas assim como, evidenciar as principais bandeiras de lutas defendidas pelo movimento LGBT e as leis municipais as quais podem ser acessadas como ferramenta de defesa dos direitos de homossexuais que por ventura possam ou tenham sido violados, direcionando os presentes como agirem caso ocorra à violação.

As relações sociais e familiares são sempre um ponto delicado a ser discutir, porém, fundamentais. Diferentes de outras populações que sofrem discriminação pela sociedade, mas contam com apoio de seus familiares, as pessoas de orientação sexual homossexual não passam pela mesma situação, é notório que um dos ambientes mais hostil de convivência dos gays é a família, no GLICH pelo menos seis casos de expulsão, agressão ou coerção são registrados por jovens gays contra seus pais ou familiares, o que revela o quanto estes sofrem no seio familiar e a necessidade de discutirmos essas relações na busca da superação destes conflitos.

A metodologia do encontro é diferenciada do modo tradicional, nele a formatação imitará o modelo dos programas de auditório contando com dois atores que dominam os temas e de forma lúdica e pedagógica conduzirão todo o encontro, a finalidade desta estratégia é tornar o ambiente mais informal condicionando um clima amistoso para que os participantes sintam-se a vontade para interagirem com os convidados que abordarão sobre os temas do encontro.

O evento será dividido em entrevistas, interação com a plateia e exibição de filmes, nas três pares terá sempre o fomento ao debate com a participação e protagonismos de todos os participantes.

Vários jovens estão envolvidos na organização do evento auxiliando desde a construção do material gráfico até a elaboração da programação do encontro, esse envolvimento permite que o encontro não seja apenas para eles, mas principalmente feito por eles.

Por fim, aguardamos a colaboração e a divulgação do encontro para o máximo de jovens feirenses.

As inscrições podem ser feitas por e-mail, facebook, telefone ou na sede do GLICH/APGFS.

Os contatos e endereços seguem abaixo.

INSCRIÇÕES:

Telefone: 75-3221-8308

E-MAIL: phabyio1@yahoo.com.br, rafaglich@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário