Pages

Banner 468 x 60px

 

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Vitória da Conquista é a única cidade baiana a comemorar o Dia Nacional da Visibilidade Trans

0 comentários
Uma data pouco divulgada e pouco conhecida pela grande maioria da população é o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado anualmente em 29 de janeiro. Para mudar essa realidade em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza no próximo dia 05 de fevereiro, a partir das 16 h, no Centro de Convivência do Idoso, uma reunião com travestis e transexuais. Além do caráter comemorativo, o encontro tem como objetivo discutir ações que garantam o respeito à identidade de gênero dessa parcela da população. 

De acordo com calendário divulgado pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais/ABGLT, dos 417 municípios baianos, Vitória da Conquista é o único a realizar um evento para comemorar a data. O pioneirismo é uma demonstração do compromisso do Governo Municipal em estabelecer o diálogo com esse público e implementar políticas públicas que contribuam na promoção da cidadania, independente de orientação sexual. Nesse sentido, foi criada recentemente a Assessoria Técnica de Políticas para Diversidade Sexual vinculada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. 

Visibilidade - O Governo Municipal preparou ainda uma campanha publicitária para combater o estigma e o preconceito da sociedade em relação aos travestis e transexuais. Com o tema “Respeito e dignidade. É isso que queremos”, a campanha, composta por outdoor, banner eletrônico e mobiliário urbano, é protagonizada pela professora municipal, Denise Ventura, e pela técnica de enfermagem, Raphaela Souza, ambas transexuais e cidadãs conquistenses.

É a primeira vez que a Prefeitura de Vitória da Conquista realiza uma campanha publicitária voltada especificamente para a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros/LGBT.

Entre o final de maio e o início de junho, Vitória da Conquista sediará o III Encontro de Travestis e Transexuais do estado da Bahia. No evento, serão discutidas temáticas relacionas a garantia de direitos dessa parcela da população.

Saiba mais - O Dia da Visibilidade Trans surgiu em janeiro de 2004 por conta do lançamento da Campanha Nacional “Travesti e Respeito”, do Ministério da Saúde. Nesse dia 29, representantes da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais/ Antra entraram no Congresso Nacional, em Brasília, para lançar nacionalmente a campanha. Dessa iniciativa, as 52 organizações afiliadas à Antra foram orientadas a sair para ruas para comemorar essa data em todo o país, para mostrar as suas caras e consequentemente reivindicar seus direitos.  

No Brasil, travestis e transexuais ainda lutam por questões simples, porém fundamentais, como o direito de ser, não apenas chamados, como também reconhecidos legalmente por seu nome social.


Fonte: PMVC
 

0 comentários:

Postar um comentário