Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Após morte de jovem gay por neonazistas, Legislativo aprova lei antidiscriminação no Chile

0 comentários
O Congresso chileno aprovou nesta quarta-feira, dia 4 de abril, uma lei antidiscriminação que criminaliza todo e qualquer tipo de preconceito contra homossexuais no país. A decisão foi impulsionada pela morte do jovem gay Daniel Zamudio (foto), de 24 anos, agredido por neonazistas no início de março e morto três semanas depois, no último dia 27 de março.

A lei que já vinha tramitando há sete anos foi aprovada em novembro do ano passado no Senado e vinha enfrentando resistência na Câmara. Pressionados pelo presidente Sebastián Piñera e pelo Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, a lei antidiscriminação foi aprovada pelos deputados chilenos com um placar bem apertado: 58 votos a favor e 56 contrários a lei.

Não muito diferente do Brasil, líderes religiosos do Chile demonstraram insatisfação com a aprovação de lei. Representantes de igrejas protestantes disseram que uma lei antidiscriminação pode ser o primeiro passo para a aprovação do casamento gay no país.

O líder do Movimento de Integração e Libertação Gay do Chile, Rolando Jimenez, comemorou a decisão do Congresso e lembrou que os quatro suspeitos do crime – presos – já tinham antecedentes criminais por conta de outros ataques a gays, destacando a importância da existência de uma lei como esta.

Fonte: Mix Pride

0 comentários:

Postar um comentário