Pages

Banner 468 x 60px

 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Carta da Associação Beco das Cores às/aos participantes do V Seminário de Fortalecimento do Fórum Baiano LGBT

0 comentários
CARTA ÀS/AOS PARTICIPANTES DO SEMINÁRIO DO FÓRUM BAIANO LGBT

Neste V Seminário de Fortalecimento do Fórum Baiano LGBT, queremos saudar a todas as mulheres lésbicas da capital e do interior, à todos/as os trabalhadores/as e estudantes gays, às/aos bissexuais mães e pais de família e às travestis e as transexuais que orgulham a Bahia: são estes sujeitos que constroem o dia dia do movimento LGBT baiano e sentem na pele a dor da homofobia.

Em 2007, o movimento LGBT da Bahia foi reorganizado a partir de um ponto em comum: era preciso reconstruir o Fórum Baiano LGBT e torná-lo um instrumento aglutinador dos grupos LGBT da Bahia para além da disputa por editais de financiamento nas Secretarias de Saúde e do foco exclusivo da infecção por HIV AIDS.


Passaram cinco anos e o movimento LGBT da Bahia cresceu em número e qualidade. Já fizemos duas Conferências Estaduais LGBT e pudemos conhecer a vida e a labuta das pessoas e as diversas maneiras que as LGBT dos municípios se organizam. O Fórum Baiano LGBT deu um salto de qualidade porque teve a coragem de enfrentar a questão da discriminação racial associada à homofobia,denunciou que a violência homofóbica no estado da Bahia é voltada principalmente contra travestis, negras, jovens e da periferia. O contato do movimento LGBT baiano com a universidade deu mais qualificação às nossas discussões, atualmente as LGBT da Bahia dialogam sobre relações de gênero, diversidade sexual, feminismo, teoria queer e políticas públicas com vistas a fortalecer o discurso contra os preconceitos, dentro e fora da comunidade LGBT.

Mas não basta olhar para trás e ver o que foi feito, é preciso prosseguir para não perder o foco da nossa luta. 

Assim como os setores do fundamentalismo religioso e do conservadorismo tem se organizado para silenciar a nossa luta, nós também devemos enfrentar esta situação de forma organizada e estratégica, acreditamos que a partir de 2012 o Fórum Baiano LGBT deve tomar outras atitudes e unir todas as forças para cumprir as bandeiras de luta que a seguir serão apresentadas e esperamos contar com o seu apoio no debate destas ideias durante este Seminário:

1- O Fórum Baiano LGBT deve ser fortalecido como a maior quantidade possível de entidades LGBT do Estado da Bahia. Para isso será necessário um grande envolvimento das filiadas. Aprendemos nas Conferências Estaduais LGBT que os Territórios de Identidade da Bahia são grandes parceiros e precisam ser estimulados a continuar articulando a luta pelos direitos das LGBT nas políticas públicas dos municípios. A partir de 2012 queremos ampliar o raio de ação deste Fórum e atingir outras cidades onde o movimento LGBT ainda precisa ser conhecido. Desta forma, acreditamos que os Colegiados Regionais do Fórum devam ser empoderados como representantes da Entidade e articuladores do movimento LGBT dentro dos territórios, estabelecendo uma rede de apoio às Paradas LGBT, uma equipe de orientadores para a fundação de novas entidades LGBT, formação política para a militância do território, e monitoramento das ações do Programa Bahia Sem Homofobia à ser implementado.

2- Apesar deste Fórum estabelecer uma parceria estratégica com as Secretarias de Governo e com o Governo do Estado da Bahia, especialmente no comprometimento e mobilização que a comunidade LGBT baiana demonstrou em duas Conferencias, o avanço da Bahia em relação a outros Estados da Federação demonstra-se quase nulo. Sabemos da importância de ter uma transexual assumindo um cargo estratégico da SJCDH mas ela infelizmente não poderá fazer um trabalho digno se não tiver uma equipe preparada e dotação orçamentária para realizar as muitas demandas que o movimento LGBT apresenta. Por isso, devemos exigir que o Governo da Bahia implemente o Tripé da Cidadania LGBT (Conselho Estadual LGBT, Coordenação LGBT e o Programa Bahia Sem Homofobia) em caráter de urgência, como uma prova de que este Governo tem comprometimento com o combate à homofobia e valorização da comunidade LGBT. 

3- Em 2012, um ano eleitoral, temos um papel fundamental de colocar a temática LGBT nas campanhas eleitorais dos nossos municípios. Como parte da nossa estratégia temos que dar total apoio às candidaturas LGBT que vem sendo lançadas em todo o estado. E devemos apoiar os candidatos e as candidatas que não temem afirmar em seus projetos que respeitam a cidadania LGBT. As filiadas do Fórum Baiano LGBT devem participar da vida política de seus municípios e denunciar a todo tipo de preconceito que muito se vê nas campanhas eleitorais tais como machismo, racismo, homofobia, o sexismo, entre outras. O movimento LGBT baiano precisa apoiar todas as candidatas e candidatos a vereador que entendem a HOMOSSEXUALIDADE como uma ORIENTAÇÃO SEXUAL LEGÍTIMA E SAUDÁVEL ASSIM COMO É A HETERO. Os/as vereadores/as é que vão aprovar orçamento para combater a homofobia e promoção da cidadania LGBT no município, temos que eleger aliadas e aliados.  As candidatas e candidatos às Prefeituras devem apresentar em seus programas ações concretas para a defesa dos direitos e da cidadania LGBT, propostas como a criação de Centros de Referência, Gerências de Assuntos da Diversidade e outras inciativas são vistas em vários municípios do Estado e pode ser uma ação concreta de um/a candidato/a à Prefeitura interessado na luta pela cidadania LGBT. 

Por fim, queremos que este seja o início de um grande debate que acontecerá nos próximos dias neste V Seminário do Fórum Baiano LGBT.

Sejam todas e todos bem vindos.

Associação Beco das Cores
Membro do Colegiado do Fórum Baiano LGBT

0 comentários:

Postar um comentário