Pages

Banner 468 x 60px

 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Nota do setorial nacional LGBT do PT sobre posicionamento do senador Lindbergh Farias (PT-RJ)

9 comentários
Senador Lindbergh Farias (PT-RJ)
Na última terça-feira, 3 de abril, o senador petista pelo Rio de Janeiro, companheiro Lindbergh Farias, fez um aparte ao pronunciamento do representante capixaba naquela Casa, o pastor fundamentalista e senador Magno Malta (PR).
Magno Malta é um dos maiores ícones do obscurantismo, tenaz opositor dos direitos humanos, sobretudo dos direitos da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).
Em seu pronunciamento, o homofóbico senador faz novamente ataques contra o movimento pelos direitos humanos das pessoas LGBT, propagando fantasias como a existência de um "império homossexual". Magno Malta também faz a defesa de um dos principais inimigos da cidadania homossexual, o pastor Silas Malafaia, conhecido por incitar a homofobia e por se opor ao PLC 122, que criminaliza práticas discriminatórias contra LGBT.
Para a perplexidade da militância petista e de todo o movimento social LGBT brasileiro, assistimos ao senador Lindbergh Farias, do PT, possuidor de uma bela  trajetória de esquerda, de defesa da juventude, da população negra, dos pobres, se somar a Magno Malta na defesa de Silas Malafaia.
Silas Malafaia está sendo processado pelo Ministério Público Federal por incitar o ódio e a violência contra os homossexuais. Em seu programa semanal, esse pastor obscurantista tem se destacado por sua pregação  intolerante contra a população LGBT. É uma prática recorrente.
É preciso acrescentar que Malafaia ameaçou verbalmente e está processando o presidente da maior associação de defesa dos direitos LGBT do Brasil, Toni Reis, da ABGLT. Esse líder cristão fundamentalista é um cancro incrustado na democracia brasileira. A luta de diversos setores dos movimentos sociais é  para impedir que Malafaia siga propagando seus conceitos discriminatórios em emissoras de televisão, que são concessões públicas.
A fala do companheiro Lindbergh se torna ainda mais grave por ignorar e desconsiderar o cerne do debate sobre o PLC 122, que é a interdição dos discursos que incitam a violência utilizando-se do pretexto da liberdade religiosa.
Esquece-se o senador Lindbergh que a liberdade de expressão e a liberdade religiosa não estão acima do princípio da igualdade, da dignidade e da não-discriminação. Mais ainda, discursos de ódio não estão sob a proteção da liberdade religiosa ou da liberdade de expressão. Tanto assim, que, no Brasil, o racismo e o anti-semitismo, por exemplo, são crimes.
O velho Marx nos ensinou que as ideias se tornam força material quando penetram nas massas. Discursos homofóbicos de pastores e padres, difundidos nos meios de comunicação de massa armam as mãos que, na sequência,  vão agredir e matar  milhares de homossexuais e pessoas trans em todo o Brasil, cotidianamente.
O Partido dos Trabalhadores tem resolução Congressual de apoio à criminalização da homofobia e ao casamento civil de homossexuais. A senadora Marta Suplicy (PT-SP), vice-presidente do Senado, é relatora do PLC 122, e convocou audiência pública para o próximo dia 15 de maio, justamente para tentar avançar, mais uma vez, na aprovação da criminalização da homofobia. Marta segue as diretrizes do PT. Lindbergh Farias, ao defender o homofóbico Silas Malafaia, se afasta enormemente das posições do nosso Partido.
Importante ressaltar que o Rio de Janeiro é vanguarda no debate  e garantia dos direitos LGBT, pois é o estado com mais políticas públicas e maior orçamento para as ações de combate à homofobia. O governador Sérgio Cabral (PMDB) é um dos maiores aliados da cidadania LGBT no Brasil. O prefeito Eduardo Paes (PMDB) também executa políticas de promoção da cidadania dessa população.
Além disso, Jean Willys (PSOL), o primeiro parlamentar gay defensor da causa é também representante do Rio. Infelizmente, Malafaia, Garotinho e Bolsonaro também fazem carreira política nesse estado.
Esperamos, sinceramente, que o senador Lindbergh Farias não tenha resolvido se perfilar com o segundo grupo de políticos fluminenses, os inimigos dos direitos humanos e da cidadania LGBT. Não há cálculo político ou eleitoral que justifique essa ruptura com os princípios do PT e com a própria trajetória do senador.
Apelamos para que o companheiro Lindbergh Farias se debruce um pouco mais sobre as posições do Malafaia - incompatíveis com o Estado democrático de direito - e cesse a  sua defesa desse senhor, inimigo dos direitos humanos e da população LGBT.  
São Paulo, 4  de abril de 2012.
Julian Rodrigues
Coordenador nacional setorial LGBT do PT

9 comentários:

Anônimo disse...

Não me surpreende, ainda mais vindo de quem vem, com vários processos por improbidade administrativa e mais o fato de ter lutado contra Collor e hj em dia ser miguxo dele, ou seja, é td uma questão de conveniência...

Anônimo disse...

gente estamos aqui em vitória-Es indignados!!amigos!!que repúdio!!temos o magno malta (senador) um fundamentalista religioso!!que precisa de holofotes!!cade o raul gil!!para chamar ele para ir no programa dele!!!

Anônimo disse...

estamos em vitória -Es reunidos !!para total indignação!!precisamos de mais email gente para lindemberg !!para que possamos sensibilizar pela causa e combater a homofobia!!e aluta nossa sempre contra o magno malta políticos homofobicos!!!

Anônimo disse...

vamos gente ajura a gente na campanha de sensiblização do senador magno malta amigos!!aqui em vitória-Es todos no combate contra ele amigos!!!

Anônimo disse...

estamos na luta contra a homofobia gente !!a luta nossa continua!!!

Anônimo disse...

obrigado ao forumbaiano lgbt pela luta em prol da nossa cidadania lgbt!!obrigados!!aqui em vitória-Es estamos na luta pela causa !!obrigado

Anônimo disse...

piada! o PT nao fara nada contra o amiguinho Lind... vai ficar por isso mesmo! nem adianta fazer nota, porque o cara ja fez o que tinha que fazer: cuspir na declaracao dos dh e dos votos que ele recebeu dos LGBT. vou anular o meu voto nas proximas eleicoes e espero que os LGBT que tem vergonha na cara facam o mesmo! chega de tanta palhacada!

Anônimo disse...

A nota pede que Lindbergh cesse a defesa do Malafaia MAS NÃO EXIGE RETRATAÇÃO?? Tava indo até bem a nota, apesar de colocar o Lindbergh como "possuidor de uma bela trajetória de esquerda, de defesa da juventude, da população negra, dos pobres", e no final... amarelou.

Anônimo disse...

seu Julian, vá aos tribunais e prove que as citadas pessoas são homofóbicas, se voce conseguir essa façanha volte ao seu blog, publique a decisão judicial que os incrimine e eu mesmo irei angariar pessoas para que nos posicionemos contra eles. Faça isso se voce é uma pessoa de bem e principalmente, se voce respeita as leis do nosso país.

Postar um comentário