Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Salvador abre os braços para Renildo Barbosa

0 comentários
Por iniciativa de Vânia Galvão, Câmara concede cidadania soteropolitana ao militante das causas sociais

“A vitória daqueles que lutam pelos direitos humanos são vitórias de todos nós”, declarou a vereadora Vânia Galvão (PT). A afirmação é apenas uma, entre as inúmeras pronunciadas sob forma de valorização e reconhecimento ao trabalho do ativista Renildo Barbosa. O auditório do Centro de Cultura da Câmara de Salvador esteve repleto de amigos, familiares e admiradores do entrerriense, na tarde de quarta-feira (16), para acompanhar a entrega do Título de Cidadão da Cidade de Salvador outorgado ao militante, pela vereadora Vânia Galvão. 

O plenário lotou de familiares, militantes de diversos movimentos sociais e autoridades

Renildo Barbosa é natural de Entre Rios, interior da Bahia e vive em Salvador desde 1999, quando então idealizava o sonho de trabalhar e cursar Turismo e Hospitalidade. Mas o espírito de ativista e o esforço em defesa de bandeiras como o respeito à causa LGBT, das crianças e adolescentes, contra a intolerância religiosa e sexual e em defesa dos menos favorecidos, ocuparam seu coração e o transformaram em um militante reconhecido nas esferas sociais.
 
O atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) foi recebido no auditório acompanhado pela vereadora Marta Rodrigues (PT), que declarou sua admiração ao engajamento do combatente. “Renildo é incansável, sempre presente na luta. Um guerreiro e baluarte das causas justas”, declarou Marta. A vereadora Leo Kret do Brasil (PR) preferiu destacar o papel crucial de Renildo em sua trajetória política. “Tudo o que sei sobre Política até hoje foi motivado por ele e lhe sou muito agradecida por isso”, afirmou.
 
Militantes do Fórum Baiano LGBT
Em seu discurso, Renildo se disse emocionado “de pernas trêmulas” e agradeceu a todos que desempenharam um papel fundamental em sua trajetória, em especial à sua mãe, Crispiniana Barbosa, mais conhecida como “Dona Mocinha”. Fez também alusão ao encontro de dois tios que não se viam há mais de 60 anos e puderam se reencontrar durante o evento solene.

Em defesa das crianças
Entre as diversas causas sociais abraçadas por Renildo Barbosa se destacam àquelas voltadas em defesa das crianças e adolescentes. E, como que para reforçar esta realidade, crianças vestidas de palhaço e pernas de pau abrilhantaram o evento de concessão do título com travessuras, mágica, acrobacias e muito riso. A dupla de palhaços pequeninos “Pentelho” e “Corisco” do Circo Maravilha conseguiram arrancar gargalhadas da plateia, que assistia às travessuras rememorando o trabalho de Renildo junto às crianças. Enquanto isso, a vereadora Vânia se juntava ao público que tremulava freneticamente os dedos e liberavam energia positiva pelo ambiente, ao comando dos palhaços.
 
A participação de Renildo nos conselhos tutelares sempre foi intensa e durante este percurso ele conseguiu conquistar o respeito e carinho dos profissionais da área. Márcia Santos, conselheira da unidade do bairro da Federação fez questão de estar presente com toda a família para lhe prestar homenagens e não esconde sua admiração. “O título é uma prova de reconhecimento do valoroso trabalho deste homem que contribuiu e ainda acompanha de perto e de uma forma muito positiva os projetos relacionados aos jovens”, destacou.

Ousadia marca trajetória
Vânia exaltou e lembrou o caminho trilhado por Renildo que de acordo com ela, “desde os 13 anos de idade lutar por direitos fez da sua vida uma militância”. A vereadora mencionou conquistas como as cotas nas universidades, a Lei Maria da Penha e afirmou que Renildo foi uma das pessoas que desempenharam um papel árduo nestes movimentos. “Precisamos de pessoas corajosas e ousadas na busca de uma sociedade mais justa e você é uma delas Renildo”, disparou Vânia.

Renildo milita nos movimentos sociais, em grupos de adolescentes e jovens, grêmios estudantis e grupos políticos, acumulando mais de 20 anos de militância. Sua infância humilde o levou a participar de grupos religiosos e motivado a integrar grupos de jovens, grêmios estudantis, além da participação ativa em eventos e ações comunitárias, tanto nas datas cívicas, quanto no voluntariado. “Vivo em Salvador como se fosse meu lar, minha casa, aonde enxergo as pessoas como minha família. Possuo então diversos pais e irmãos”, disse Renildo agradecido. E em um tom firme e decidido declarou solenemente seu compromisso. “Minha luta continua no movimento social”.

Estiveram presentes o vereador Joceval Rodrigues (PPS), o padre Alfredo Dórea, da Instituição Beneficente Conceição Macedo; a Yalorixá Jaciara Ribeiro; Jurêmia Silva, da Visão Turismo e Ailton Ferreira, da Secretaria Municipal da Reparação.

Fonte: Câmara Municipal de Salvador

0 comentários:

Postar um comentário