Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Memorial destaca luta contra homofobia

3 comentários
Durante a cerimônia de inauguração do monumento em homenagem às vítimas de crimes de homofobia em Camaçari e no Brasil, o secretário municipal da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, declarou que é preciso lutar contra atos violentos e inadmissíveis que ceifam as vidas das pessoas, independente da orientação sexual.

O secretário ainda afirmou que iniciativas como a criação da Coordenação de Proteção à Livre Orientação Sexual da Secin (Secretaria da Inclusão e Cidadania) é um grande avanço no combate a discriminação contra a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).   
 
O ato, promovido na tarde desta quinta-feira (5/7), pelo GGC (Grupo Gay de Camaçari), em parceria com a Secin, foi motivado pelo crime registrado na madrugada do dia 23 de junho, no qual o jovem José Leonardo Silva, 22 anos, foi brutalmente espancado e morto por um grupo de rapazes ao ser confundido com um homossexual, por caminhar em via pública abraçado com o irmão gêmeo.

“Neste caso, os agressores estão presos e devemos nos manter vigilantes para que sejam devidamente punidos”, alertou o secretário Carlos Silveira.

Para o coordenador de Proteção à Livre Orientação Sexual de Camaçari, Paulo Paixão, o enfrentamento a homofobia se dá na forma da Lei e com a mobilização social, “por isso é fundamental o envolvimento da comunidade”.

Emocionada, a presidente interina do GGC, Karina Saldanha, espera que atos como o de hoje “contribuam para a construção da conscientização da comunidade, no sentido de respeito às escolhas do próximo”.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da População LGBT da Bahia, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), a transexual Paulete Furacão, os trabalhos da administração municipal e do GGC são reconhecidos e merecem destaque.

“O Núcleo acompanha e apoia a criação de políticas públicas desenvolvidas em prol da comunidade LGBT, a exemplo do decreto de Camaçari que autoriza a inclusão e o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros municipais”, ressaltou a coordenadora.

Estiveram presentes na cerimônia a deputada Estadual Luiza Maia (PT), o vereador Marcelino Filho (PT), o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Cezar Costa, além de representantes da sociedade civil organizada.

Fonte: Prefeitura de Salvador

3 comentários:

Anônimo disse...

estamos na luta pela nossa cidadania de fato.parabéns a camaçari pela iniciativa juntamente com grupo gay da Bahia esperamos que a violência homofobica seja banida deste país e aprovada a pl122 urgente. cidadania já amigos. valeu .A nossa luta continua amigos.

Anônimo disse...

gente até quando amigos. Cadê o magno malta )senador-Es) que diz que no Brasil não existe homofobia.Gente lamentável ,quanta viol~encia gente.

Anônimo disse...

a luta continua, vamos ter nossos vereadores engajados na comunidade lgbt, e mais militância em toda Bahia, mais cidades emgajados na causa lgbt. parabéns a todos que infelismente têm que participar de atos como este .Parabéns a secretaria de ação de camaçari pela atuação.

Postar um comentário