Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

VI Mostra Possíveis Sexualidades reunirá especialistas sobre diversidade e gênero

1 comentários

Discussões pulsantes sobre a diversidade sexual e de gênero no Brasil acontecerão durante VI Mostra Possíveis Sexualidades. Palestras e círculos de conversa debaterão três assuntos na pauta do dia: as relações entre as religiões e a diversidade sexual, a cobertura da imprensa sobre o tema e como a internet impacta nas relações homoafetivas. O ciclo de palestras acontecerá de 25 a 27 de setembro, às 17h, na Caixa Cultural, com entrada franca e sem necessidade de inscrições prévias.
Para encabeçar os debates foram convidados renomados pesquisadores e pesquisadoras, que irão trazer diferentes enfoques para as questões ligadas à diversidade de gênero e sexualidade, com linguagem acessível. Para tratar do tema das Religiões e diversidade sexual e de gênero, no dia 25 de setembro, os palestrantes são André Musskopf (Faculdade EST-RS) e Murilo Arruda (UFBA), com a mediação de Raquel Florence (UFBA/CUS). No dia 26 de setembro, a Cobertura da mídia e a diversidade sexual e de gênero serão o tema da mesa com Carlos Alberto de Carvalho (UFMG), Malu Fontes (UFBA) e mediação de Tess Chamusca (UFBA). Normas e subversões da sexualidade na internet é o tema que encerra o ciclo de debates, recebendo os palestrantes: Luiz Felipe Zago (UFRGS), Gilmaro Nogueira (UFBA/CUS) e a debatedora Simone Brandão Souza (UFBA/UFRB/CUS).
No mês da diversidade sexual, a VI Mostra Possíveis Sexualidades será o espaço de visibilidade de produções audiovisuais, que versam sobre o tema durante o período de 24 a 29 de setembro. Financiado com recursos do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultural do Estado da Bahia e Secretaria da Fazenda, por meio do Edital Setorial de Audiovisual e patrocínio da Caixa Cultural, o evento é o maior Festival de Cinema e Diversidade Sexual do Norte-Nordeste.
Na edição 2013, a Mostra se espalhará nas salas de cinema do Circuito SALADEARTE – Cinema do Museu, Instituto Cervantes e Caixa Cultural, exibindo um total de 15 longas inéditos na cidade e promovendo a Mostra Competitiva de curtas nacionais, que contará com 12 filmes brasileiros. A animação também tem espaço garantido com a Mostra Especial Diva de Cinema.
Workshops - Até o dia 05 de setembro é possível se inscrever para os três workshops que acontecerão dentro da programação da VI Mostra Possíveis Sexualidades. Para participar, os interessados deverão acessar oendereço:  , onde poderão fazer o download da ficha de inscrição e posteriormente endereçar para o email: possiveis.sexualidades@gmail.com.
Os workshops serão realizados no período de terça a domingo, das 9h às 12h, na Caixa Cultural de Salvador (Rua Carlos Gomes). Com a disponibilidade de 20 vagas, o Workshop de Direção com René Guerra irá partir dos fundamentos do olhar cinematográfico, apresentando um vocabulário de forma prática, a partir dos conceitos básicos de direção.
Nos dias 26 e 28 de setembro, o espaço é aberto para Análise de Videoclip, com Rodrigo Barreto, uma oficina teórica fará um apanhado e analisará os variados tipos de representação da homossexualidade nos videoclipes, buscando classificar as apropriações libertárias, militantes, festivas e/ou simpatizantes dessa temática. Serão oferecidas 20 vagas para participantes.
O último workshop da programação vai focar nas questões referentes a Roteiro, com o roteirista e dramaturgo Newton Cannito, nos dias 28(sábado) e 29(domingo), das 09h às 12h, também com 20 vagas. A oficina terá como recorte a Criação autoral de roteiro a partir das próprias histórias, visando  criar roteiros a partir da recriação de histórias de vida, em especial, histórias sobre a Possíveis Sexualidades.
Financiado com recursos do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultural do Estado da Bahia e Secretaria da Fazenda, por meio do Edital Setorial de Audiovisual e patrocínio da Caixa Cultural, a Mostra Possíveis Sexualidades é o maior Festival de Cinema e Diversidade Sexual do Norte-Nordeste e é realizado pela Multi Planejamento Cultural. Maiores informações sobre o evento e as inscrições no workshop poderão ser obtidas pelo telefone (71) 3264-0014.
Mais sobre os debates: 
25 de setembro | Religiões e diversidade sexual e de gênero
Nesta mesa, a proposta é discutir sobre as relações entre as religiões e a diversidade sexual e de gênero. Por que as religiões, em geral, impõem que todos vivam as suas sexualidades da mesma forma? Como impedir o avanço do fundamentalismo religioso e por que ele ainda é tão forte no Brasil? Todas as religiões lidam da mesma forma com as sexualidades? Estas são algumas das questões que farão parte do debate.
Palestrantes: André Musskopf (EST-RS) e Murilo Arruda (UFBA)
Mediadora e debatedora: Raquel Florence (UFBA/CUS)
26 de setembro | Cobertura da mídia e a diversidade sexual e de gênero
A proposta desta mesa é a de discutir a cobertura da imprensa brasileira aos casos que envolvem a diversidade sexual e de gênero em nosso país. Como a mídia cobre esses temas? Por que a recorrência aos estereótipos? Como a mídia poderia colaborar para o respeito à diversidade? Estas são algumas das questões que serão debatidas.
Palestrantes: Carlos Alberto de Carvalho (UFMG) e Malu Fontes (UFBA)
Mediadora e debatedora: Tess Chamusca (UFBA/CUS)
27 de setembro | Normas e subversões da sexualidade na internet
Com a proliferação de aplicativos e das redes sociais, a internet ampliou ainda mais a sua interferência nas relações afetivo-sexuais entre as pessoas. Mas quais os prós e contras desta influência? Que normas têm sido reafirmadas e/ou subvertidas na internet? O que essas experiências dizem de novo sobre as sexualidades da atualidade? Tais perguntas serão discutidas nesta mesa.
Palestrantes: Luiz Felipe Zago (UFRGS) e Gilmaro Nogueira (UFBA/CUS) Mediadora e debatedora: Simone Brandão Souza (UFBA/UFRB/CUS)
Sempre na Caixa Cultural, às 17h.

FONTE: Dois Terços

1 comentários:

Observador disse...

Percebo que chegamos ao consenso implicito da sexualidade, ou seja, quem nos paquera ou busca relação fluida, sabe como "paquerar"! Há pouco mais de um mes, o zelador do prédio em que moro, começou a ser super amistoso comigo! Há uma semana, ele me visitava, para passar quem sabe apenas uma hora comigo, já que trabalha até meio dia! Durante o beijo, relaxei bem e depois do beijo disse a ele sem pressa! Acabei deixando ele idealizando mais, de como seria me penetrar. No final concluimos que merecemos mais momentos semelhantes!

Postar um comentário