Pages

Banner 468 x 60px

 

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Faltam políticas para gays maduros

4 comentários

É muito cruel que homens que gostam de homens que um dia lutaram para se assumirem, que tiveram amigos e relacionamentos afetivos, terem que voltar para o armário quando chegam a uma determinada idade.

Parece que gays maduros em alguns casos tornam-se invisíveis, mas eles existem e a maioria sofre com sua condição. Muitos tomam coragem e até vão a determinados lugares gays, mas eu já vi muitos gays jovens, ao perceberem a presença de um idoso no recinto, fazer chacota, mas esquecem que um dia, serão maduros e idosos também.

Em lugares Rio de Janeiro e São Paulo, existem determinados ambientes "destinados" a gays maduros,mas o Brasil não se resume a Rio e São Paulo, mas a sociabilização dos gays maduros é uma minoria, pois são poucos que freqüenta tais lugares, e mesmo assim quando estão nesses lugares, fazem de tudo para esconderem sua identidade, pois temem o duplo preconceito.

Se já é problemático envelhecer neste país, imagine ser um gay maduro ou idoso!

Em e-mails recebidos por nós temos um que vive com a mãe, que está em torno dos 60 e poucos anos, e outro é cabeleireiro, dono de um salão. O primeiro diz ter saudade dos amigos passeios e de quando podia sair e caçar seus parcerios, o segundo nos mandou fotos do seu tempo de juventude com sua turma de amigos e de suas viagens, só que hoje, além de trabalhar muito no seu salão, passa os dias sozinho lembrando do que passou.

Fico besta com os movimentos homossexuais brasileiros, raras vezes ouvi dos líderes alguma palavra sobre os gays maduros e ou idosos. Posso contar nos dedos de uma mão. Não estou fazendo críticas a militância, mas eles esquecem dos gays maduros e idosos. Não vejo propostas que o movimento faz ao poder público, contemplados gays maduros, embora muitos dos líderes visivelmente já passaram dos 50 anos de idade.

Por que não contemplar na propostas, palestras e ações os gays maduros? Por que não existe uma preocupação, que mostre em açoes e atitudes efetivas para aqueles que são invisíveis A população LGBT madura ou idosa.

Gays maduros ou idosos existem, têm sexualidade, desejos e sofrem, como todo homem que gosta de homem, sofrem de solidão e esquecimento.

Voltar pro armário depois de uma vida fora dele é outra crueldade sem tamanho.Precisamos de políticas públicas que os contemplem e de uma militância que exija isso do poder público.

Solidariedade e não "pena"; amizade e não "tapinhas nas costas" afeto real e não superficial; verdadeiro envolvimento com essa causa, não apenas uma declaração de intenções ainda que boas intenções, Gente Envolvam-se nisto!

--
Postado por Revista Eletrônica para homens que gostam de homens no MADURO GAY - HOMEM MADURO em 9/24/2009 04:09:00 PM

4 comentários:

J.Arthur disse...

Parabens pela pauta tão atual e com população do Brasil ficando mais madura, teremos muitos gays com cabelos brancos buscando seu espaço... tomara que tenhamos tais espaços, mais respeito e muito amor.

J. André. Porto Alegre,RS

J.Arthur disse...

Parabens pela pauta tão atual e com população do Brasil ficando mais madura, teremos muitos gays com cabelos brancos buscando seu espaço... tomara que tenhamos tais espaços, mais respeito e muito amor.

J. André. Porto Alegre,RS

Observador disse...

Sempre em toda época, o homem maduro, geralmente tende a ser mais "reservado"! Depois de namorar homem durante 4 anos, aos 32 anos (1998), comecei a me relacionar com pai dele! Como foi maravilhoso um homem que vivido em todas as áreas, foi companheiro e por ele estar com 52 anos, vivenciei o momento da aposentadoria dele e eu chegando a metade da minha carreira, praticamente! Namoramos por uma década!

Anônimo disse...

Boa noite eu sou sou Ivanildo adoro os idosos gay é 10 com 47

Postar um comentário