Pages

Banner 468 x 60px

 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

[ARTIGO] Escola sem homofobia - Tânia Miranda

0 comentários
Tânia Miranda
Historiadora, mestre em educação e diretora de Inclusão e Diversidade da Secretaria de Educação

tmiranda@sec.ba.gov.br


Enviado pelo Ministério da Educação (MEC), chega às bibliotecas, universidades públicas e secretarias da Educação dos estados o livro Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. O livro traz reflexões sobre a produção e a reprodução da homofobia na educação, em especial no contexto escolar, evidenciando o fato como grave problema social cujo enfrentamento não pode ser mais adiado. A compreensão e o respeito pelo diferente e pela diversidade são dimensões fundamentais do processo educativo.

Para o MEC, a escola aparece como poderosa instância de reprodução das lógicas homofóbicas. Ali, a homofobia é consentida - quando não ensinada -, produzindo efeitos devastadores na formação das pessoas. A homofobia compromete a inclusão educacional e a qualidade do ensino. Incide na relação docente-estudante. Produz desinteresse pela escola, dificulta a aprendizagem e leva ao abandono escolar. Afeta a definição da carreira profissional e dificulta a inserção no trabalho. Desumaniza e promove insegurança, isolamento e vulnerabilidade. Desfavorece a integração das famílias homoparentais com a comunidade escolar. Gera outras formas de preconceito e violência.

No entanto, paradoxalmente, a escola se apresenta como um dos mais importantes espaços para a promoção do reconhecimento da diversidade sexual e da desestabilização da mentalidade e dos mecanismos dessa insidiosa repressão. Ali, o enfrentamento da discriminação constitui uma possibilidade extraordinária para a melhoria da própria educação e para o fortalecimento dos direitos humanos, como direitos de todos.

A problematização da homofobia e o reconhecimento da diversidade sexual revelamse indispensáveis para se viabilizar não só uma educação inclusiva e de qualidade, mas também a consolidação de um modelo democrático de sociedade. Ao fornecer elementos para reflexão, atuação política e subsídios para uma ação pedagógica promotora da diversidade e da cidadania, este livro é uma ferramenta valiosa para ajudar a tornar realidade a escola sem homofobia.púE nviado pelo Ministério da Educação (MEC), chega às bibliotecas, universidades públicas e secretarias da Educação dos estados o livro Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. O livro traz reflexões sobre a produção e a reprodução da homofobia na educação, em especial no contexto escolar, evidenciando o fato como grave problema social cujo enfrentamento não pode ser mais adiado. A compreensão e o respeito pelo diferente e pela diversidade são dimensões fundamentais do processo educativo.

Para o MEC, a escola aparece como poderosa instância de reprodução das lógicas homofóbicas. Ali, a homofobia é consentida - quando não ensinada -, produzindo efeitos devastadores na formação das pessoas. A homofobia compromete a inclusão educacional e a qualidade do ensino. Incide na relação docente-estudante. Produz desinteresse pela escola, dificulta a aprendizagem e leva ao abandono escolar. Afeta a definição da carreira profissional e dificulta a inserção no trabalho. Desumaniza e promove insegurança, isolamento e vulnerabilidade. Desfavorece a integração das famílias homoparentais com a comunidade escolar. Gera outras formas de preconceito e violência.

No entanto, paradoxalmente, a escola se apresenta como um dos mais importantes espaços para a promoção do reconhecimento da diversidade sexual e da desestabilização da mentalidade e dos mecanismos dessa insidiosa repressão. Ali, o enfrentamento da discriminação constitui uma possibilidade extraordinária para a melhoria da própria educação e para o fortalecimento dos direitos humanos, como direitos de todos.

A problematização da homofobia e o reconhecimento da diversidade sexual revelam-se indispensáveis para se viabilizar não só uma educação inclusiva e de qualidade, mas também a consolidação de um modelo democrático de sociedade. Ao fornecer elementos para reflexão, atuação política e subsídios para uma ação pedagógica promotora da diversidade e da cidadania, este livro é uma ferramenta valiosa para ajudar a tornar realidade a escola sem homofobia.

Fonte: A Tarde (Coluna Opinião)

0 comentários:

Postar um comentário