Pages

Banner 468 x 60px

 

segunda-feira, 29 de março de 2010

Violência nas Relações de Intimidade é tema de congreso internacional

0 comentários
Será realizado em Coimbra, Portugal, entre os dias 17 a 19 de maio o Congresso Internacional "Violência nas Relações de Intimidade: (O)Usar Caminhos em Saúde"

O evento é promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e sua temática representa hoje uma prioridade em saúde, exigindo que os profissionais de saúde desenvolvam e integrem respostas nas suas práticas de cuidados para que a qualidade das relações interpessoais íntimas tenham efeitos diretos sobre o estado de saúde dos indivíduos.

Segundo a OMS (2002), a violência é um défice planetário, com custos incalculáveis e cujas consequências na vida humana são difíceis de identificar. Enquanto problema, a violência doméstica está identificada como uma prioridade no mundo, na Europa e em Portugal. Segundo o Conselho da Europa, a violência contra as mulheres no espaço doméstico é a maior causa de morte e invalidez entre as mulheres dos 16 aos 44 anos, ultrapassando o cancro, os acidentes de trânsito e até a guerra (2002).

Segundo o Conselho da Europa (2006) 12 a 15% das mulheres europeias com mais de 16 anos de idade vivem situações de violência numa relação conjugal, e muitas continuam a sofrer de violência física e sexual após a separação, chegando mesmo a morrer. O Plano Nacional de Saúde 2004-2010 aponta que uma em cada três mulheres é vítima de violência.

Maiores informações: http://www.esenfc.pt/event/event/home/index.php?target=home&event=53&defLang=1

Fonte: SOMOS Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário