Pages

Banner 468 x 60px

 

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Parada LGBT de Praia do Forte tem tom de protesto e denúncia

0 comentários
Grupo Fênix, Kiu! e Adé Diversidade deram apoio ao Grupo Gay Ambiental de Praia do Forte

Comunicação/Fórum Baiano LGBT

SALVADOR - O Grupo Gay Ambiental de Praia do Forte denunciou pressão da prefeitura de Mata do São João, município onde a vila está localizada, para mudar o local de realização da 4ª Parada LGBT de Praia do Forte. O coordenador do Grupo e responsável pela caminhada, Ivan Nascimento, afirmou que sofreu agressões verbais da secretária municipal de Ação Social, Simone Prado, na tentativa de obrigar o GGA a realizar a parada dentro de um clube fechado, com participação restrita.

Na manhã do sábado 17, Alessandro Monte divulgou o alvará que autoriza a realização do evento, datado de 6 de julho de 2010. Monte, que é do Grupo Fênix de Pojuca e mora em Dias d’Ávila, está em Praia do Forte apoiando os últimos preparativos para a Parada. Ivan Nascimento também recebeu o apoio do Kiu!, que divulgou nota sobre o assunto, além da solidariedade de diversas organizações e militantes LGBT do estado inteiro, como Ícaro Ceita, da Adé Diversidade. “Quem age na ilegalidade, segundo os relatos do presidente da entidade, é o poder público”, afirmou Ícaro Ceita. O prefeito João Gualberto  (PP) não se pronunciou publicamente sobre o caso.

A Parada LGBT de Praia do Forte não tem trio, devido ao formato das ruas, o que contribui para politizar o ato. Com as agressões e tentativas de intimidação verbais, a 4ª edição ganhará um ar de protesto mais acentuado. “A Parada será aberta e em rua pública, está divulgada em todo o Estado e vai ser realizada”, afirma categoricamente Ivan Nascimento (foto ao lado).

Alessandro Monte reafirma o caráter de protesto da Parada e o apoio da militância LGBT da região metropolitana. “Ficaremos de olho todos e todas a qualquer forma de violação de direitos e do exercício da expressão, da liberdade e do direito de expressar nossa homoafetividade”, garante. Com o tema “Meus Dedos, Minha Cidadania! Voto Não à Homofobia!”, a caminhada terá início às 12 horas, em frente ao Bar do Souza, na entrada de Praia do Forte. “Temos certeza que a população Matense não permitirá o silenciamento e participará ativamente desta manifestação de alegria e conscientização, valorizando e reconhecendo a beleza da diversidade humana”, ressaltou o Kiu na nota.

0 comentários:

Postar um comentário