Pages

Banner 468 x 60px

 

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Troféu Cidadania, do GLICH, vai premiar decanos do movimento LGBT

0 comentários

COMUNICAÇÃO/FÓRUM BAIANO LGBT

O Troféu Cidadania Luiz Mott de 2010 vai premiar quatro dos decanos do movimento LGBT do Brasil: a lésbica Yone Lindgren, e os gays Wellington Andrade e Luiz Mott, este último sempre premiado por levar o nome do Troféu. Além deles, as travestis serão representadas por Keila Simpson, hoje um dos maiores quadros do movimento LGBT nacional. O Troféu Luiz Mott é oferecido anualmente pelo Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual – GLICH a agentes públicos, militantes e instituições que defendem os direitos da comunidade, e se destaca no cenário por ter repercussão nacional. Com as premiações a ser entregues neste sábado 24, essa edição ganha um caráter especial.


Segundo Fábio Ribeiro, presidente do GLICH, “estamos reconhecendo o Trabalho dos Militantes Wellington Andrade e Yone Lindgren, que atuam respectivamente no movimento homossexual e lésbicas há muitos anos, fazendo história na luta  contra homofobia”. Wellington Andrada é histórico fundador do Grupo Dialogay em Sergipe, em 1982. Atualmente, é presidente interino do ADAMOR em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador. O decano foi homenageado em exposição na Câmara Municipal de Salvador na sexta-feira 17, volta ao ser homenageado em Feira de Santana amanhã, e no domingo seguinte na Parada da Diversidade de São Sebastião do Passe. Já a carioca Yone Lingren, que iniciou a militância no Grupo Somos em 1978 e se tornou a primeira mulher a se assumir lésbica em veículo da mídia, está no segundo mandato na vice-presidência lésbica da ABGLT.

Também tem tido destaque a premiação às secretarias estaduais, notoriamente a Secretaria de  Desenvolvimento Social e Combate a pobreza (SEDES), pelo Decreto que reconhece as Travestis e Transexuais de Salvador pelos seus nomes sociais, que é o tema dos eventos da Parada de 2010 em Feira de Santana. A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) também receberá premiação pela coordenação do processo de instituição do Comitê LGBT da Bahia. Mais uma vez, o prêmio demonstra que a questão LGBT no Legislativo só avança nos municípios. Serão premiados os vereadores Getulio Barbosa (PP), que deu entrada em projeto de lei que garante benefícios previdenciários a servidores homossexuais e Ângelo Almeida (PT), que apresentou a proposta sobre a frente parlamentar LGBT na Câmara Municipal.

Artistas, empresários e referências locais também serão premiados. O tema do ano é a transgressão, na perspectiva de “as pessoas trans, que vivem transgredindo a ordem posta, quando mudam o corpo, transgredindo o modelo  padrão e rompendo  com uma cultura machista e homofóbica”, nas palavras de Fábio Ribeiro. A cerimônia acontece no próximo sábado 24, no teatro do Clube dos Dirigentes Lojistas de Feira de Santana, a partir das 20 horas.

0 comentários:

Postar um comentário