Pages

Banner 468 x 60px

 

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Coletivo Corphus, de Teixeira de Freitas, lança carta de repúdio à moção da Câmara Municipal

0 comentários
CARTA DE REPÚDIO CONTRA A MOÇÃO DE N°061/2010 DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE TEIXEIRA DE FREITAS-BA

Nós do CORPHUS – Coletivo Popular Universitário de Discussão de Gênero e Sexualidades, vimos através desta repudiar a moção de nº 061/2010 (diante da frase declaratória do Grupo Gay da Bahia em dizer: “A Bahia é Gay”), de autoria do vereador e candidato a deputado estadual pelo PSC Júlio César Garotinho, por entender que tal moção é um retrocesso aos parcos direitos já conquistados pelo movimento LGBT e demonstrar desinformação, ignorância, falta de compreensão e comprometimento deste vereador e dos que com ele aprovaram tal moção, para uma parcela significante da população deste Município, deste Estado, deste País. Um desserviço a construção de uma sociedade mais justa, mais democrática e mais igualitária.

A BAHIA É GAY, frase cunhada, pelo Drº. Luiz Mott, reconhecido Antropólogo Professor da Universidade Federal da Bahia – UFBA; militante do Movimento Gay da Bahia e fundador do GGB – Grupo Gay da Bahia; diz de muitos homossexuais silenciados em nosso município e em nossa Bahia. Tal frase diz respeito a afirmação política de pessoas  engajadas na sociedade baiana, nas diversas esferas políticas e sociais. Pessoas estas, que ao afirmarem que “A Bahia é gay” colaboram para desvelamento social da comunidade LBGT invisibilizada em nossa Estado. Acerca desta invisibilização, lembramos aqui do Profº Adilson que foi brutalmente assassinado nesta cidade (Teixeira de Freitas-BA) no ano de 2003 e de tantos outros assassinados, sem nome, que não aparecem nas manchetes de jornal.

A atitude do vereador Júlio César Garotinho mostra o abismo  que estamos da sociedade igualitária, democrática e livre de opressões pela qual lutamos. Esta atitude reafirma o padrão constituído de heteronormatividade , fundador de uma sociedade arraigada em preconceitos, onde apenas o homem branco, cristão, adulto, heterossexual e de classe média constitui, determina e ocupa os espaços de poder político, econômico e religioso. Salientamos ainda, que a construção de uma Teixeira de Freitas com mais justiça e equidade é tecida em atitudes cotidianos, sendo esta atitude homofóbica do vereador Júlio César Garotinho um retrocesso do que muitos vem tentando construir em nossa cidade. Construir uma sociedade que esteja aberta ao diálogo com os diversos grupos socias, culturais e sexuais é lutar contra atitudes preconceituosas, é lutar contra a homofobia institucional legitimada pela Câmara de Vereadores do Município de Teixeira de Freitas-Bahia.

O Coletivo CORPHUS foi fundado em 2009 e se coloca como uma voz do Movimento LGBT na cidade de Teixeira de Freitas, reafirmando o compromisso de tantos outros que lutam diariamente pela diminuição da violência homofóbica e da exclusão dessa população. Continuaremos afirmando que a Bahia é Gay, é Lésbica, é Travestis e é Transexual, até que todas sejamos livres e possamos viver e experimentar da cidadania plena garantida a todas as cidadãs e cidadãos.
CORPHUS - Coletivo Popular Universitário de Discussão de Gênero e Sexualidades (Teixeira de Freitas - BA)

0 comentários:

Postar um comentário