Pages

Banner 468 x 60px

 

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Fórum Baiano LGBT se manifesta sobre o processo eleitoral

0 comentários
CARTA ABERTA DO FÓRUM BAIANO LGBT
AOS ELEITORES E ELEITORAS DA BAHIA

No dia 03 de outubro de 2010 mais uma vez o nosso país passará por um momento muito importante. Milhões de brasileiros irão às urnas para renovar o mandatário ou mandatária da República, senadores (as), deputados (as) federais e deputados(as) estaduais. O veículo desta mudança é, sem dúvida o voto, mas cada voto não é apenas uma soma que consegue eleger esse ou aquele candidato. Voto quer dizer consciência, opinião e vontade de melhoria na vida prática dos cidadãos e cidadãs.

E porque cada voto significa a vontade política do eleitor, o que dizer o voto das mulheres lésbicas? Existem programas de saúde adequado à esta população, a saúde da mulher lésbica e suas demandas pessoais devem ser vistas pelos profissionais da Saúde da mesma forma que as mulheres heterosexuais? Existem medidas que criminalizem os inúmeros casos de violencia contra mulheres que optam viver com uma companheira e ter o direito de ser feliz? Até quando as professoras, advogadas, e outras profissionais lésbicas continuarão a ouvir piadinhas discriminatórias, racistas em machistas em seus postos de trabalho?

E as paradas Gays espalhadas pelo Brasil? Vemos gays felizes escancarando para a sociedade que existe homofobia e preconceito no nosso pais! Mas, e quando a parada acaba e todos voltam para a casa? A realidade tem nos mostrado que o Nordeste é campéão nos casos de assassinatos hediondos contra homossexuais, a vida de muitos jovens, negros, homossexuais e de baixa renda terminam em grandes poças de sangue e sem nenhuma resolução da polícia e das autoridades. Omissão, falta de vontade política e descaso. Se o Estado não socorre estes cidadãos, o modelo familiar patriarcal e heteronormativo é mais um algoz dos jovens gays que vivem em suas prisões particulares, vivendo grandes mentiras e dissimulando sua felicidade por medo de serem postos para fora de casa pelos pais, que pela falta de formação e debate franco, ainda acreditam que seus filhos são viciados, degenerados, pecadores.

Porém, entre nós LGBT existe uma parte mais vulnerável e alvo de todo tipo de preconceito. Falamos das mulheres guerreiras, criativas, inteligentes, que apesar de serem biologicamente masculinas assumem a identidade de genero feminina e vivenciam sua travestilidade, na cara e na coragem. Não aguentamos mais ver casos de crimes contra travestis e transexuais, não mais suportamos mais a negligencia das autoridades em apurar os homicídios de jovens negras travestis nas periferias das grandes cidades e do interior da Bahia. Uma triste matança, que corta na nossa carne, na carne de 10% do eleitorado brasileiro LGBT.

Mas não somos cegos, nem estamos vivendo fora de uma realidade concreta apenas ouvindo Lady Gaga e gastando nosso dinheiro nas Boates! Por isso lembro de uma bela musica cantada por Elis Regina que nos diz: "O que foi feito é preciso conhecer para melhor prosseguir"

Desde 2008, o Brasil tem vivido uma nova fase no que se refere a atenção à população LGBT. Depois de perseguidos pela Inquisição Portuguesa e caçados como degenerados pelo fundamentalismo religioso, o Governo Federal convocou os LGBT dos mais distantes confins do Brasil em uma Histórica Conferencia, o resultado deste esforço pioneiro foi a formulação de um Plano LGBT para o nosso Brasil, não um plano de Governo que tem prazo de validade e depende da vontade dos poderosos. Este Plano está em franca atividade e é dirigido pela Coordenadoria Nacional LGBT, que organiza as ações concretas em setores essenciais como a Saúde, a Educação, o Trabalho e outros lugares onde o Estado pode interferir na melhoria da vida das cidadãs e cidadãos LGBT.

Na Bahia, as ações de combate à homofobia e valorização da comunidade LGBT ainda está em sua fase inicial. É com orgulho que comemoramos a instalação dos Centro de Referencia LGBT em cidades importantes do nosso Estado, temos esperança que o Decreto numero nº 11.959, de 02 de fevereiro de 2010, que Instituiu o Comite LGBT afetue de uma vez por todas 1 -O Conselho Estadual LGBT, 2- a Coordenadoria LGBT e 3- O Plano Estadual Bahia Sem Homofobia, cujas diretrizes foram formuladas também em 2008, por ocasião da Histórica Conferencia GLBT do Estado da Bahia. Cumprir este tripé é demanda URGENTE dos próximos governantes pois colocará a Bahia como referencia no Combate à discriminação, ao preconceito e principalmente a Homofobia.

É neste sentido que o Fórum Baiano LGBT conclama a toda a militancia!

Convocamos as mulheres Lésbicas do interior da Bahia, os Gays e Bissexuais trabalhadores da educação, da saúde, da segurança pública, as Travestis e Transexuais que exercem o seu voto!

Vamos utilizar a arma do voto para combater o bom combate nestas eleições!

Não vote em candidatos que não declararem total apoio à causa LGBT!
Não vote em candidatos que impedem o casamento e a união civil de pessoas do mesmo sexo!
Não vote em candidatos representantes do fundamentalismo religioso que nos vêem como aberrações e impedem a conquista dos nossos direitos no Legislativo!

Veja quem são os candidatos baianos que apoiam a nossa causa no endereço:

E acesse nosso Blog para acompanhar toda a cobertura das eleições 2010 e saber quem são os verdadeiros aliados na Política LGBT!

Estamos de olho!!!!!

Fórum Baiano LGBT

0 comentários:

Postar um comentário