Pages

Banner 468 x 60px

 

domingo, 15 de agosto de 2010

Paradas LGBT podem projetar candidaturas com ficha suja de homofobia

3 comentários
COMUNICAÇÃO/FÓRUM BAIANO LGBT
Da Redação

De olho nos votos da comunidade LGBT, candidaturas sem atuação no segmento participam do evento e assinam termo da ABGLT. Mas eles nem sempre são os melhores.

O ex-ministro Geddel Vieira Lima surpreendeu movimento LGBT ao assinar termo de compromisso da ABGLT

Se as três paradas ocorridas na Bahia antes do início do processo eleitoral não tiveram a presença de pré-candidatos aos legislativos estadual e federal, seguidas da Praia do Forte, sobraram sorrisos e poses para fotos nas duas últimas. As vereadoras de Salvador Olívia Santana (PCdoB) e Léo Kret (PR) estão empatadas no primeiro lugar nessa lista. A primeira patrocina a parada de Santo Amaro, neste domingo 8, e a segunda já confirmou presença. A travesti Léo Kret acaba tendo maior visibilidade, mas a mídia de Olívia Santana não é pequena. Correndo por fora, a transexual Porreta da Mata Escura (PSL) também esteve presente em São Sebastião do Passé (dia 1º) e em Dias d’Ávila (8).

Uma análise da atuação parlamentar das vereadoras é fundamental para justificar o voto das LGBT. Ambas têm projetos de interesse da comunidade LGBT na Câmara de Salvador, mas recebem críticas do movimento por não participar das sessões especiais sobre a temática realizadas na casa. Mesmo assim, estão na lista das candidaturas recomendadas pelo Fórum Baiano LGBT como aliadas. Já Porreta da Mata Escura não tem vida parlamentar a ser analisada, mas aparece na lista por ser transexual.

Vale a pena também observar os candidatos e candidatas que assinaram o termo de compromisso da ABGLT, cuja primeira leva de assinantes foi divulgada na semana passada. Os também vereadores Lula Maciel (PT-Lauro de Freitas) e Vânia Galvão (PT-Salvador) e o ex-presidente do PT Marcelino Galo já assinaram a lista, confirmando indicação do Fórum disponível abaixo. No entanto, o candidato a deputado estadual Almir Melo (PMDB) e o candidato a governador Geddel Vieira Lima (PMDB) surpreenderam a assinar o termo da ABGLT. Nenhum dos dois consta da lista do Fórum.

O PSTU tem na lista seu candidato a presidente Zé Maria (foto ao lado). Mas foi Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, quem assinou o termo de compromisso. Plínio esteve na Marcha Nacional LGBT, assim como Zé Maria, e escreveu um artigo criticando candidaturas que não defendessem os direitos LGBT. No entanto, em sabatina, tergiversou a respeito do casamento gay, assim como Dilma Rousseff (PT),  José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV),  confundindo-o com ritual religioso. Zé Maria, porém, foi taxativo na defesa (confira clicando nos links).

Candidatos a presidente Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) confundem casamento civil com ritual religioso

Para o Senado, o Fórum orienta apenas ao voto na candidata Lídice da Mata (PSB, na foto ao lado). Na lista negativa, na qual o Fórum desaconselha o voto de LGBT, consta a candidata a presidente Marina Silva (PV), o candidato a governador Bassuma (PV), o candidado a deputado federal Márcio Marinho (PRB) e a candidata a deputada estadual Patrícia Nuno (PMDB).

Essa última da lista, responsável por um policiamento agressivo em paradas e eventos LGBT, esteve na Parada de São Sebastião do Passe em 1º de agosto. É preciso ficar de olho no passado das candidaturas para não trocar gato por lebre. Em São Sebastião do Passé, por exemplo, a presença de Lula Maciel, Olívia Santana, Porreta da Mata Escura na Parada, além de Patrícia Nuno, podem confundir o eleitorado. O único candidato que sempre atuou com o movimento LGBT local, entre os presentes, é Lula Maciel.

A lista dos assinantes do termo de compromisso da ABGLT também traz indicativos pouco confiáveis. O único candidato a senador que assina a lista é o ex-governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB). Em julho, Requião causou polêmica com travestis (leia aqui), e recentemente se posicionou contra a adoção por casais homoafetivos.  

Assinatura do Termo de Compromisso da ABGLT
Candidatos(as) nas eleições de 2010

Presidência da República
Plínio Arruda Sampaio (PSOL)

Câmara dos Deputados
ED Brasil (PPS)

Governador da Bahia
Geddel Vieira Lima (PMDB)

Assembléia Legislativa da Bahia
Almir Melo (PMDB)
Lula Maciel (PT)
Marcelino Galo (PT)
Vânia Galvão (PT)

3 comentários:

Fábio Carvalho disse...

É isso ai, é muito importante não ter preconceitos, diferente de Jaques Wagner o candidato Geddel está apoiando todas as causas, indiferente de raça, cor, orientação sexual! Por uma Bahia melhor e mais unida, Geddel, tou com você!

Waltécio Costa disse...

O Sul da Bahia está com Geddel,seu carisma e comprometimento junto a causa LGBT é revelante ficamos honrados com sua atitude sem preconceitos, sem discriminação e sem homofobia é o mais importante.....

JURANDIR TELLES disse...

No que tange a assinatura dos termos de compromisso da ABGLT em consonância com suas afiliadas e parceiras,diz respeito direto na conquista das OSC que se incubiram em correr atrás destas ou daquelas assinaturas,perante aos candidatos independentemente dos seus partidos e sim para a aquisição dos direitos para a população LGBT.

Postar um comentário