Pages

Banner 468 x 60px

 

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fórum recebe prêmios em Lauro de Freitas e em Pojuca

2 comentários

COMUNICAÇÃO/FÓRUM BAIANO LGBT
Da Redação

 Ricardo Santana, Bárbara Alves e Nilton Luz, do Fórum Baiano LGBT, tiram foto com a vereadora Marta Rodrigues, também premiada, e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, que dá nome ao prêmio do GGLF


O Fórum Baiano LGBT nasceu com o objetivo principal de criar uma articulação estadual capaz de reunir diversos setores do movimento, construindo a unidade e os consensos possíveis entre organizações deferentes e lideranças divergentes. O ano de 2010 parece comprovar que adotou a tática correta para alcançar essa meta. Inúmeros eventos promovidos pelas organizações filiadas contaram com a participação de diversos grupos, filiados ou não ao Fórum. Membros do colegiado participaram de quase todas as paradas LGBT realizadas no estado.

O resultado do Comitê LGBT da Bahia também demonstrou o espraiamento e a representatividade das organizações filiadas: 6 das 8 organizações eleitas são filiadas. E acaba de obter mais uma indicação: recebeu dois prêmios de organizações não-filiadas, o Grupo Gay de Lauro de Freitas no sábado dia 8 e a o Grupo Fênix, de Pojuca, sábado 16. “As premiações refletem o sucesso do Fórum: organizamos a I Conferência LGBT da Bahia e participamos de outras novas entidades, organizamos paradas, e já estamos no 4º Seminário”, afirma Fábio Ribeiro, membro do colegiado. Ou seja, trata-se do reconhecimento da atuação do Fórum e reflete a consolidação de uma nova forma de fazer política no movimento LGBT da Bahia.

Outro elemento fica nítido quando o Fórum recebe premiação de organizações não-filiadas: a quebra de uma polarização estanque entre “quem está do nosso lado” e “quem não está”. É uma prática conhecida em todos os segmentos sociais, já que as disputas existem e não devem ser mascaradas. Porém, é preciso haver pontes e diálogos entre as divergências.

As premiações demonstram uma capacidade de diálogo que extrapola os limites estreitos das filiações. O Fórum tem provado que o diálogo do movimento LGBT é mais importante do que as disputas internas. Como não tem pretensões de hegemonia, consegue ampliar suas redes. “Nossas ações são reconhecidas e refletidas nas premiações que o Fórum tem ganhado no últimos anos, tanto de instituições filiadas quanto daquelas que, apesar de não serem filiadas, reconhecem a importância deste espaço”, conclui Fábio.

Para receber os prêmios, foram destacados membros do colegiado: Ricardo Santana para Lauro de Freitas, e Nilton Luz para Pojuca. O Fórum tem uma intensa agenda LGBT até o final do ano, que vai ser finalizada em dezembro no IV Seminário Institucional.

Veja fotos das premiações em breve aqui.

2 comentários:

Rafael Myranda disse...

Gostaria de sobre o enconto do forum baiano
como faz pra se inscrever?
os grupos que não são filiados ao Forum podem participar?
Espero respostas>..

BlackMean disse...

Rafael, as informação sobre o IV Seminário do Fórum Baiano LGBT devem ser disponibilizadas em breve. A participação de entidades não-filiadas será possível, sim, como convidadas.

Postar um comentário