Pages

Banner 468 x 60px

 

sábado, 16 de outubro de 2010

Jornalista explica porque perguntou se a Dilma é ou não homossexual

0 comentários
Éfrem Ribeiro respondeu ao 180graus a mesma pergunta que fez a Dilma
180GRAUS

SERÁ QUE ELA É?
Operação da mídia para atingir Dilma tenta expor a sexualidade da candidata petista

A passagem da candidata a presidente da República Dilma Roussef (PT) pelo Piauí foi marcada mesmo pela pegunta feita pelo jornalista Efrém Ribeiro, do jornal Meio Norte, que a questionou se ela é ou não hoossexual. O assuntou rendeu e ganhou repercussão nacional.

É que a pergunta de Efrém irritou Dilma. Ela não quis responder o questionamento do repórter piauiense e disse apenas que "é mãe e avó". Efrém Ribeiro falou ao "180graus" sobre a pergunta feita sobre a sexualidade da presidenciável em entrevista por telefone nesta quinta-feira (14/10).

O jornalista disse que a indagação foi feita dentro de um contexto. “Se estivesse tratando sobre economia, jamais teria feito tal questionamento”, disse ele. Efrém Ribeiro foi criticado por jornalistas, mas garante que não houve qualquer reclamação por parte de diretores e editores do Sistema de Comunicação Meio Norte. Admite, no entanto, que a editora do jornal “O Globo”, jornal carioca que presta trabalho como correspondente, não gostou da pergunta.

Leia a entrevista:

180graus – Você foi suspenso ou advertido pela direção da sua empresa por ter perguntado se a presidenciável Dilma Roussef é homossexual?
Efrém Ribeiro – Não 'doutor'. Por que eu deveria pegar suspensão? Eu estou é no Meio Norte, não é no 180graus, que eram os tempos em que eu apanhava... (risos)

180graus – Houve alguma reclamação por parte da direção, dos editores?
Efrém Ribeiro – Não, de modo algum, não teve reclamação nenhuma. Eu fui designado, inclusive, para continuar cobrindo a visita do Lula na manhã de hoje (quinta-feira).

180graus – E do “O Globo”, teve alguma reclamação?
Efrém Ribeiro – Sim. A editora não gostou. Ela estava fazendo a matéria comigo, ao meu lado, mas depois ela entendeu que esse é papel da imprensa. O de perguntar!

180graus – Ela não gostou por que prejudica a Dilma?
Efrém Ribeiro – Não. Ela não gostou porque entende que não é uma pergunta interessante para a escolha do presidente da República. Ela acha que isso não tem revelância para a disputa presidencial.

 180graus – Então por que você decidiu fazer a pergunta?
Efrém Ribeiro – Por causa do contexto. Ela estava falando sobre a carta que vai assinar sobre o aborto, estava tratando sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Só estavam discutindo isso, se eu estivesse numa entrevista sobre economia, eu não ia perguntar isso nunca. Se tivesse numa entrevista sobre meio ambiente, eu não faria essa pergunta. Estávamos falando sobre sexualidade, então eu perguntei. Para contextualizar a pergunta.

180graus – Como você reage às críticas dos seus colegas jornalistas?
Efrém Ribeiro – Não vejo assim. Pelo contrário. Tem muita gente me ligando. Todos estão dizendo que gostaram da minha intervenção. Mas ainda não vi email. Mas tem muita gente elogiando no Twitter. Eu sigo apenas duas pessoas, então pode ser que haja críticas da parte de outros. Estou até vendo aqui na Internet alguém dizendo que sou mal educado, que só pergunto besteira. Mas...

180graus – Efrém, só para finalizar, pergunto: você é gay?
Efrém Ribeiro – Não. Não sou (risos)... Nunca tive vontade, não.

ABAIXO, CONFIRA VÍDEO COM A ENTREVISTA:


Edição: Allisson Paixao

0 comentários:

Postar um comentário