Pages

Banner 468 x 60px

 

sábado, 13 de novembro de 2010

Enfrentamento à letalidade infanto-junenil em debate no CMDCA de Salvador

0 comentários
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Salvador promove um debate público sobre “Enfrentamento a Letalidade Infanto-Juvenil por Ações Externas Violentas” visando aprofundar a discussão acerca da proteção a crianças e adolescentes expostos a violências e morbimortalidade.

O debate acontece na próxima sexta-feira (19/11), das 9h às 12h, no Auditório do Espaço Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador e terá como conferencista a Drª Márcia Ustra, Coordenadora Nacional do PPCAAM/SEDH, além de representantes de Órgãos e Secretarias Municipais e Estaduais.

Na pauta das discussões está a definição de estratégias para assegurar proteção integral a crianças e adolescentes e formas de contribuir para reduzir a violência letal, como o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) que é uma das estratégias do Governo Federal para o enfrentamento do tema da letalidade infanto-juvenil.

Outra proposta do Debate é a firmação de um pacto que fortaleça as Redes, GT’s e Comitês de Enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes.

Desenvolvido para cidades com mais de 100 mil habitantes, o IHA – Índice de Homicídios na Adolescência aponta que mais de 33 mil vidas de adolescentes serão perdidas por homicídio até 2011, caso as condições permaneçam as mesmas. Estudos apontam, ainda, que os homicídios já correspondem a 45% das mortes nesta faixa etária (25% morte natural e 22% acidentes); além disso, a análise do risco relativo indica que o risco para os homens é 12 vezes maior do que para as mulheres; negros possuem 2,6 vezes mais probabilidade de serem assassinados e as armas de fogo aparecem com uma incidência três vezes maior do que as demais.

Segundo Renildo Barbosa, Presidente do CMDCA – SSA/BA, “A mobilização de todos(as) é fundamental para que as previsões e índices de violência sejam reduzidos e nossas crianças e adolescentes tenham uma maior e melhor perspectiva de vida”.

O quê?
Debate Público sobre “Enfrentamento a Letalidade Infanto-Juvenil por Ações Externas Violentas”.

Quando?
Próxima sexta-feira (19/11), das 9h às 12h, no Auditório do Espaço Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador.

Informações:
Através dos telefones: (71) 3328-7737 / 3329-6516 / 9973-9148 (Renildo Barbosa ou Sheilla Santos) e/ou e-mail:cmdca@salvador.ba.gov.br .

0 comentários:

Postar um comentário