Pages

Banner 468 x 60px

 

domingo, 19 de dezembro de 2010

Senado dos EUA revoga lei Don’t ask, don’t tell

0 comentários
Aprovada em 1993, lei já provocou a saída de 14 mil soldados 

Após um duro debate, o Congresso Americano anulou, por 65 votos a 31, a lei Don’t ask, don’t tell (Não pergunte, não diga), que proibia tornar pública a opção pelo homossexualismo nas Forças Armadas. A proposta de anulação já havia sido aprovada na Câmara de Representantes, por 250 votos a favor e 175 contra.

O presidente americano, Barack Obama, deverá promulgar a nova lei nos próximos dias. Em comunicado, antes da votação, o democrata comemorou a disposição dos legisladores em modificar a norma. Ele já havia manifestado a vontade de acabar com a lei antes do fim de 2010.

“Nossa nação não negará mais o serviço a milhares de americanos patrióticos, obrigados a deixar o Exército, apesar de uma atuação exemplar de muitos anos, porque são homossexuais. E centenas de milhares mais não deverão viver na mentira para poder servir ao país que amamos”, disse.

Don’t ask, don’t tell
Aprovada em 1993, a lei Don’t ask, don’t tell já provocou a saída de 14 mil soldados, de acordo com associações americanas. Segundo estudo do Pentágono, divulgado no fim de novembro, 70% de 115 mil militares e 44 mil parceiros de militares interrogados são favoráveis à anulação da lei. No entanto, alguns representantes republicanos das duas câmaras temem que a suspensão ameace a eficácia dos soldados em combate.

As mudanças aprovadas pelo Congresso no último sábado não entrarão imediatamente em vigor. A lei estipula que o presidente e seus principais assessores militares devem garantir, ao Congresso, que a revogação da lei não vá prejudicar o trabalho das Forças Armadas Americanas.

Fonte: CN News

0 comentários:

Postar um comentário