Pages

Banner 468 x 60px

 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Pós-cultura oferecerá disciplina sobre teoria queer e abre inscrições

0 comentários
Os interessados em estudar as relações entre culturas, gêneros e sexualidades a partir da teoria queer terão uma boa oportunidade de fazer isso em nível de pós-graduação. Os professores Leandro Colling e Djalma Thürler, integrantes do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS), ministrarão uma disciplina com esse enfoque no Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-cultura), ligado à Faculdade de Comunicação e ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da UFBA.

Quem deseja cursar a disciplina como aluno especial deverá fazer a sua inscrição de 5 a 14 de janeiro de 2011, na Secretaria do IHAC, que fica no PAF III – Pavilhão de Aulas, na Avenida Barão de Jeremoabo, s/nº, Campus de Ondina (Telefone 3283.6176), com Ailton Oliveira, somente no horário das 9h às 12h. Para saber tudo sobre como realizar a inscrição e quais documentos apresentar, basta conferir o edital completo em http://www.poscultura.ufba.br

A disciplina a ser ministrada por Colling e Thürler, nas terças pela noite, é a de Cultura e Identidade e irá tratar exclusivamente dos estudos sobre as relações entre as culturas e as diversas identidades de gêneros e sexualidades. O objetivo é o de oferecer um panorama geral sobre essas pesquisas, com enfoque especial às contribuições dos chamados estudos gays e lésbicos e da teoria queer. Assim, para além dos trabalhos sobre as mulheres, a disciplina também irá abordar os estudos sobre as masculinidades, as homossexualidades, as lesbianidades, as travestilidades, as questões sobre os intersexos e os estudos queer. "É a primeira vez que o Programa vai oferecer uma disciplina com esse recorte. Aliás, talvez seja a primeira vez que a UFBA ofereça uma disciplina de pós-graduação em com esse recorte", arrisca Colling.

São aceitos como alunos especiais, em geral, aqueles que já possuem graduação e desejam se aproximar das discussões atuais com o objetivo de, no futuro, elaborar um projeto de pesquisa na área para concorrer nos processos seletivos de alunos regulares. Como é de praxe, alunos de outros programas de pós-graduação da UFBA também podem solicitar vagas para cursar a disciplina. "Sei que essas discussões fazem parte de pesquisas de alunos de outros programas, a exemplo do Neim, de Ciências Sociais e Geografia. Seria ótimo ter estudantes desses e outros programas", destaca Colling.

Fonte: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário