Curso enfoca políticas públicas e atividades de prevenção
As atividades enfocam dois aspectos: advocacy (incidência política) no Executivo e no Legislativo, a fim de garantir o aumento de ações e recursos financeiros no enfrentamento das DST/aids entre a população de gays e outros HSH, bem como aprovar legislação que promova sua cidadania e direitos humanos da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).
O segundo aspecto é a prevenção nesta população. Os participantes irão elaborar durante as oficinas um plano de advocacy junto ao Executivo e Legislativo, e um plano de prevenção, ambos para implementação nas cidades e Estados onde moram.
Segundo dados do Ministério da Saúde, as notificações de aids nas categorias de transmissão homo e bissexuais representam quase 30% do total anual de novos casos da doença.
Apesar dos dados epidemiológicos, o valor médio destinado a ações de prevenção para população de gays e outros HSH nos Planos de Ações e Metas (PAM) dos Estados e municípios contemplados pela Política de Incentivo do Ministério da Saúde foi de apenas 4,22% do total para prevenção no ano de 2009.
As estratégias de advocacy definidas no curso visam à atuação em parceira com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para que haja mais recursos e intensificação das ações de prevenção, diagnóstico e atenção junto aos gays e outros HSH. Também tem o objetivo de promover a efetiva implantação nos estados do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de aids e das DST entre Gays, HSH e Travestis.
A iniciativa tem o apoio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, e é executado pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD).
Serviço:
Data: 13 a 17 de Março de 2011
Local: Hotel Mar Azul – Av. Sete de Setembro 3937 (Barra)
Horário: 09 às 18 horas.
Data: 13 a 17 de Março de 2011
Local: Hotel Mar Azul – Av. Sete de Setembro 3937 (Barra)
Horário: 09 às 18 horas.
Fonte: Agência de Notícias da Aids
0 comentários:
Postar um comentário