Pages

Banner 468 x 60px

 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Campus de Salvador realiza I Semana IFBA Sem Homofobia

1 comentários
Em meio ao recente reconhecimento da união estável gay pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e da proximidade do Dia Mundial Contra a Homofobia (17 de maio), o campus de Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realiza a I Semana IFBA Sem Homofobia.

O evento, que teve início na tarde de ontem e segue com suas atividades até hoje, conta com uma exposição sobre homossexualidade e homofobia, disposta no hall da biblioteca, além de um ciclo de seis palestras abordando as temáticas referentes ao movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), no auditório do Salão Nobre do campus.

Organizada por dois alunos do curso de automação, George Almeida e Ptrúcio Maciel, a Semana busca esclarecer a comunidade do IFBA acerca da diversidade sexual humana, bem como combater a homofobia no ambiente escolar.
“A ideia surgiu no início do segundo semestre do ano passado. Mas só começamos a organizar em janeiro deste ano. Fomos atrás, todos os dias resolvíamos alguma pendência, e a Semana saiu já agora, em maio”, conta George. Os alunos afirmam que receberam total apoio da diretoria do campus para concretizar a iniciativa.

O diretor geral do campus, Albertino Ferreira, realizou, ontem, a abertura do evento, e parabenizou a coragem e a determinação dos alunos responsáveis pela iniciativa. Citando a missão do Instituto, que inclui a formação do cidadão histórico-crítico, o diretor lembrou que isto engloba a luta contra qualquer tipo de discriminação social. “Infelizmente, ainda estamos numa sociedade que necessita deste tipo de evento”, declarou.

Ontem, Keila Simpson, ex-presidente da Associação de Travestis e Transexuais, foi a primeira palestrante. A partir do tema “O que é LGBT?”, ela esclareceu para a plateia os conceitos básicos necessários para a compreensão do movimento LGBT, e defendeu que o principal objetivo da causa é a disseminação do respeito frente à diversidade.

Além de Keila, participaram do ciclo de palestras de ontem a Coordenadora do Núcleo de Gênero e Sexualidades – Diadorim, da Universidade do Estado a Bahia (UNEB), Suely Messeder, que falou sobre os LGBT na história, e a militante do grupo LGBT Cores Vivas, Larissa Eller, que proferiu palestra com o tema “O que é Homofobia?”.

Hoje, o evento segue com palestras da consultora Educacional e mestranda em Crítica Cultural na UNEB, Elisete França, sobre “Homofobia na Escola”; da vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA, Sara Mercês, sobre “Direitos LGBT”; e do estudante de direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Oséias Cerqueira, sobre “Crimes contra homossexuais em Salvador”.

Confira aqui a galeria de fotos da Semana.

Fonte: Site do IFBA

1 comentários:

Fábio Escorpião disse...

Maravilhoso esse evento. Espero que dele possamos colher muitos frutos e logo!

Postar um comentário