Pages

Banner 468 x 60px

 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Chapada Diamantina recebe sua 1ª Parada

0 comentários
ADÉ DIVERSIDADE






No último sábado dia 07 de Maio a Terra dos vales e das Montanhas, das Cachoeiras e Grutas, das orquídeas e dos cactus realizou sua I Parada pela Diversidade de Lésbicas, gays, bissexuais, trans, simpatizantes e mulheres, inspirados na Diversidade posta pela natureza (ou Deus para quem preferir) e em clima de festa pela aprovação pelo STF da União Estável entre casais homossexuais.

A Adé promoveu uma semana de atividades voltadas para educação inclusiva, conscientizando alunos e alunas das escolas Municipais e Estaduais da região com temas como Saúde e Sexualidade; Homossexualidade e Homofobia. Na sexta foi realizada a Palestra Magma na UNEB ( Universidade do Estado da Bahia) com a presença do Diretor do Campus XXIII Uneb Seabra, Gildeci que considerou o o diálogo um sucesso, da Secretária de Cultura e Turismo Joseane, da Coordenadora do Instituto IDEAS, Sarah Viana, dentre outros (as).

Nem a chuva tirou o ânimo da turma para festejar. ” O céu do Brasil  esta mais colorido hoje”, disse Pitágoras Luna, presidente do Instituto Adé Diversidade Chapada Diamantina. A Parada que foi sediada em Seabra, em sua 1ª edição, recebeu caravanas de toda região e promete repertir-se por várias cidades da Chapada. Taíse, presidente do grupoLGBT de Irecê Cactus, trouxe sua turma para unir-se ao movimento LGBTS do Território de Identidade vizinho. ” Somos entidades irmãs e vamos trabalhar de forma articulada”, disse a doce líder.

Para Ícaro Ceita, coordenador Geral da Adé Bahia a manifestação representou o momento histórico no imaginário do povo da Chapada. ” É preciso entender à importância simbólica desta manifestação, é preciso que este País mostre a sua cara e a cara deste Brasil não é só homofóbica, é também a cara de uma Nação que organiza-se em Movimentos Sociais, como a Adé Chapada Diamantina, para cobrar novas Leis e que estas leis sejam respeitadas para que efetivamente conquistemos a igualdade de direitos tão desejadas e a consequente melhoria na qualidade de vida dessas pessoas que constituem a maioria do povo brasileiro ( lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, simpatizantes, mulheres e afro-descendentes). Por isso, temos que trabalhar nos 365 dias do ano, e não apenas no dia das Paradas Gays”, defendeu.

A Entidade homenageou muitos aliados e alidas da causa como a  jovem vereadora Liliam, que estava super empolgada, Danilo Bitencourt da SCJDH, Wesley do Beco das Cores, Sandra Muños do Lesbibahia, Josinha, Secretária de Turismo e Cultura do município, representando o Prefeito Rochinha que não pode fazer-se presente pois sua neta nasceu naquele dia. Mas o momento de maior comoção foi quando o coordenador geral da Adé Bahia, Ìcaro Ceita, Pitágoras Luna presidente da Adé Chapada e seu vice Edicácio Souza referenciaram a Madrina da Parada, a “Lora”, como é carinhosamente conhecida. Sua casa estava repleta de personalidades da cidade, prontos para participar da honraria e do lado de fora o povo aplaudia emocionado. A Lora sempre foi conhecida como a Rainha dos Gays na cidade. Hoje acometida de séria enfermidade não deixou de retribuir todo o amor recebido. Que Deus lhe dê forças e Saúde Lora.

A Adé Chapada Diamantina agradece a presença de Danilo Bitencourt, da Secretaria de Cidadania, Justiça e Direitos Humanos do Estado, de Sandra Muños da Lesbibahia, Wesley Francisco do ABC, Taise do Cactus e tantos outros (as) ativistas ou não que prestigiaram o nascente movimento social pró-lgbt da região. Afinal,  JUNTOS, ATUANTES E SOLIDÁRIOS, SOMOS MAIS FORTE

O INSTITUTO ADÉ DIVERSIDADE BAHIA AGRADECE ESPECIALMENTE À PREFEITURA MUNICIPAL DE SEABRA E AO DEPUTADO ESTADUAL PELO PT ROSEMBERG PINTO.

Em breve mais fotos e mais informações sobre o evento.

0 comentários:

Postar um comentário