Pages

Banner 468 x 60px

 

domingo, 5 de junho de 2011

'3º sexo' ganha espaço no México

0 comentários

Em algumas regiões do México, representantes dos chamados "muxes", nome de origem indígena zapoteca dado às pessoas que não se definem nem como homens nem como mulheres, estão ganhando cada vez mais espaço na vida pública.

Amaranta Gómez foi a primeira muxe a se candidatar para o Congresso mexicano.

Ela começou a se travestir na década de 80 e hoje é uma das ativistas mais respeitadas em Juchitán.

"Foi uma revolução quando começamos a nos vestir com saias. Foi um choque ideológico. Fomos as buchas de canhão", afirmou à BBC, acrescentando que tiveram que enfrentar muitas críticas por defender o seu direito de se vestir como queiram.

Em um país em que a homofobia ainda faz parte do dia-a-dia, muxes vestidos como homens ou mulheres passeiam pelas ruas de Juchitán, no Estado de Guajaca, sem serem incomodados.

Ativismo

Amaranta Góme
O ativismo já pode ser visto em locais públicos. Um salão de beleza, por exemplo, funciona também o escritório local para prevenção de HIV/Aids, administrado, pela primeira vez, por um muxe.

"Nós conquistamos o espaço que nos é de direito porque somos seres humanos. É um grande passo no sentido de avançar na luta pelo comunidade muxe. Estamos entre os homens e as mulheres", afirmou Felina Santiago Valdivieso, diretora de Prevenção para HIV/Aids da cidade.

Reza a lenda no sul do México, que Deus pediu a São Vicente Ferrer que pusesse um homossexual em cada cidade da região.

Mas ao chegar à Juchitán, o saco em que carregava as pessoas se rasgou e todos os muxes caíram.

Todo ano, a cidade comemora a diversidade na festa de Vela.

Rainha de Vela
Mística Sánchez, nascido José Antonio Sánchez, foi a rainha da última edição.

"Quando as pessoas chegam nas festas, logo reparam que a decoração foi feita por muxes. Os vestidos das debutantes também são feitos por muxes, e por isso, com todo respeito às mulheres, somos a parte importante da sociedade", afirma.

Segundo a tradição local, muxes também cuidam de mães e irmãs idosas e iniciam sexualmente homens cujas namoradas querem se manter virgens até o casamento.

Mas para muitos, o que realmente lhes garante o respeito da sociedade é o fato de serem muito trabalhadores.

Apesar dos avanços, muitos muxes se queixam da solidão que a diferença lhes causa. É raro vê-los em casais em que o parceiro não seja um muxe também.

Mas eles afirmam que para enfrentar os problemas contam com a força de uma mulher e de um homem.

Fonte: BBC Brasil

0 comentários:

Postar um comentário