Estado Laico. Vereador Joceval Rodrigues realiza missas em espaços públicos. Mas sessão LGBT não pode... |
LGBT. Pastor Luciano não quer temática na Casa |
Na semana passada, vereadores se colocaram contrários à sessão especial em comemoração ao Dia do Orgulho LGBT, em 28 de junho, e saudaram a Marcha contra o PLC 122, ocorrida no início do mês em junho. O projeto de lei que criminaliza a homofobia será, ainda, tema de uma sessão especial requerida pelo vereador Sandoval Guimarães. “Vamos procurar o vereador, afinal somos o segmento interessado na aprovação dessa importante lei e em coibir as agressões e assassinatos de LGBT no país e em Salvador”, afirma Wesley Francisco.
O crescimento do conservadorismo na Câmara preocupou os vereadores aliados do movimento LGBT. Projetos importantes, como o reconhecimento do nome social de travestis e transexuais na cidade, foram aprovados por unanimidade recentemente. Salvador foi a primeira cidade da América Latina a aprovar um projeto que criminaliza a homofobia, transformado na Lei 5275/97.
Aliadas. Vânia Galvão e Marta Rodrigues defenderam e sessão especial foi aprovada |
Salvador na onda homofóbica - Na quarta-feira 8, a Câmara Municipal de Salvador entrou na onda de intolerância que tem caracterizado o comportamento das bancadas evangélicas nas casas legislativas em todo o país. Dois vereadores, o evangélico Pastor Luciano (PMN) e o católico Joceval Rodrigues (PPS) votaram contra o requerimento de sessão especial sobre o Orgulho LGBT, dia 28 de junho, da vereadora Vânia Galvão (PT). Acompanhada da vereadora Marta Rodrigues, também do PT, e Olívia Santana, do PCdoB, Vânia defendeu o direito e a importância de discutir a temática na Câmara.
Oposição. Olívia e Heber discutiram no plenário |
Mas o que chamou a atenção dos holofotes foram as posições do vereador Heber Santana (PSC). “O tal projeto de lei [PLC 122] fere a liberdade religiosa e de expressão", afirmou o vereador ao portal Teia de Notícias. “O Estado não pode interferir na forma como as famílias orientam seus filhos acerca de questões relacionadas com a opção sexual.”
A vereadora Olívia Santana chegou a discutir com o vereador Heber Santana (PSC), que defendeu a cruzada evangélica contra o PLC 122. “Não podemos continuar usando o nome de Deus dessa forma”, afirmou a vereadora. “A escola, por ser uma instituição de Estado, tem que ser laica, ensinando os alunos a respeitarem os direitos humanos de todas as pessoas", complementou. O Fórum Baiano LGBT parabenizou e manifestou apoio à Olívia Santana.
Onda conservadora – No início de maio, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união estável homoafetiva. Como reação, os setores conservadores elegeram o kit contra a homofobia como alvo principal. A bancada evangélica ameaçou apoiar a convocação do ex-ministro Antonio Palocci para dar explicações sobre a elevação de seu patrimônio no Congresso e conseguiu a suspensão do kit. O movimento LGBT avalia que o sucesso da chantagem da bancada evangélica impulsionou uma onda conservadora em todo o país.
Os resultados foram se espalhando como pólvora e o tema central agora é o PLC 122. No dia 1º de junho, evangélicos liderados pelo irascível pastor Silas Malafaia realizaram a Marcha da Família contra o projeto, em Brasília, com a participação de deputados e senadores. Em São Paulo, deputados que se posicionavam favoravelmente a projeto de cidadania LGB, passaram a condená-los. No Paraná, a deputada Mara Lima (PSDB), que apresenta seu mandato como “um projeto de evangelização", é contra a distribuição do kit, “a vergonha na escola”. E no Acre, o ápice: o Poder Legislativo extrapolou todos os limites para censurar o curta-metragem “Eu Não Quero Voltar Sozinho”, do diretor Daniel Ribeiro, e o projeto Cine Educação, que exibe filmes diversos temas de direitos humanos.
ALBA. Sargento Isidório (PSB) criticou kit contra a homofobia |
Léo Kret (PR). “Se fosse um vereador de sunga ninguém teria dito nada” |
Blog do Fórum Baiano LGBT
1 comentários:
Affe, essa onda fundamentalista evangélica e congêneres tem que acabar neste país!!!!!!!!!!!!!
Postar um comentário