Pages

Banner 468 x 60px

 

terça-feira, 19 de julho de 2011

Crimes contra homossexuais

0 comentários
Em 2010, 260 homossexuais foram assassinados no Brasil, por crime de ódio. Entre os estados, a Bahia é o líder desse ranking pela 5ª vez consecutiva. Para falar sobre esse assunto, O Piquete Bancário entrevistou um ativista e um representante do governo estadual.


Luiz Mott
Historiador, Antropólogo e Fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB)

O Brasil é um país contraditório para os homossexuais: tem a maior parada do mundo, várias propostas contra a homofobia, o STF estendeu para os homossexuais os mesmos direitos da união estável. Mas, tem seu lado vermelho sangue: é o campeão mundial de crimes contra homossexuais.

As causas desta barbárie têm haver com a nossa cultura machista, a violência decorrente da escravidão, e cada vez mais, as pregações homofóbicas dos evangélicos e católicos fundamentalistas.  

Para erradicar a homofobia no Brasil é urgente que sejam implementados cursos de educação sexual científica em todos os níveis escolares, que a polícia e justiça sejam rigorosas em punir os que praticam esses crimes e que os próprios homossexuais se acautelem mais, evitando situações de risco.
  

Danillo Bitencourt
Coord.do Comitê de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia

Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) ainda sofrem cotidianamente as conseqüências da homofobia, apesar do reconhecimento da homossexualidade como mais uma manifestação da diversidade sexual.

Desde 2007, na gestão do governo Wagner, houve a inclusão da temática “combate à homofobia” no orçamento do Estado, o que nos permite ter verbas para efetivar atividades educativas, preventivas e sociais que promovam a cidadania dos LGBTs.

Criamos, também, o Comitê LGBT, espaço responsável pela execução do Plano Bahia sem Homofobia, propostas nas áreas de educação, saúde, cultura, segurança pública, turismo e direitos humanos, todas definidas pela I Conferência LGBT da Bahia.

Fonte: Recebida por e-mail

0 comentários:

Postar um comentário