Pages

Banner 468 x 60px

 

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

JOELMA, PREMIADO CURTA BAIANO ESTREIA EM SALVADOR

0 comentários
Joelma, curta metragem de ficção, baseado em fatos reais, dirigido por Edson Bastos, produzido pela Multi Planejamento Cultural e Panorâmica Produções, realiza pré-estreia em Salvador no dia 28 de novembro (segunda feira) às 20h no Cine Cena Unijorge, Cine Teatro localizado no Shopping Itaigara.

O curta narra os conflitos da personagem título, que diante da não aceitação da sua identidade de gênero por parte de seu pai, é posta pra fora de casa, mudando-se para Salvador. Lá, conhece Antônio, um mendigo, por quem se apaixona e casa. Após fazer a cirurgia de redesignação sexual retorna para Ipiaú, sua cidade natal, onde tem sua rotina bruscamente alterada, com o surgimento de João, pivô do assassinato que mudará sua história.

Joelma é uma das primeiras transexuais da Bahia e conseqüentemente do Brasil. Tem uma trajetória marcada pelo respeito e pela dignidade. Ao longo dos seus 67 anos de idade, Joelma passou por diversos conflitos e sofreu muito preconceito. Para Edson, contar a história de Joelma no cinema parte de uma necessidade pessoal e profissional. “Sempre escrevo sobre personagens da cidade onde nasci, Ipiaú. É de lá que busco referências para mostrar para o mundo, aquilo que vivi e vi. Joelma é fragmentação em diversas instâncias: fragmentação do sujeito, do discurso, da narrativa, da menor unidade de ação da linguagem cinematográfica é uma pesquisa, é justamente no curtametragem que encontramos mais espaço para a experimentação. Estamos atualmente num momento de transição, no qual velhas referências que estabilizavam nossas percepções e metodologias perdem paulatinamente o sentido. Ser transexual é apropriar-se do seu corpo, da sua estrutura física e psíquica e ser feliz da forma como sempre sonhou. Joelma vem dizer que todo ser humano deve ser tratado com dignidade.

Premiado pelo público como melhor curta nacional do Festival Mix Brasil 2011 e avaliado pelo Estadão como “um documento importante para a cinematografia LGBT do país”, Joelma marca a estréia na direção de filmes de ficções, de Edson Bastos. No elenco, Fábio Vidal dá corpo ao personagem título ao lado de atores igualmente experientes como Rui Manthur, Vinicio de Oliveira e Eddy Veríssimo. O filme conta com o patrocínio do Governo do Estado Da Bahia, através do Edital de Cultural LGBT 2008 da Fundação Pedro Calmon.

Após a exibição em Salvador, o filme será lançado na cidade de Ipiaú, onde Joelma ainda reside, na Câmara de Vereadores, às 20h do dia 02 de dezembro (sexta-feira), data em que se comemora o aniversário de 78 anos da cidade. As sessões serão abertas ao público.

Fonte: Desconhecida 
Recebido por e-mail

0 comentários:

Postar um comentário