Pages

Banner 468 x 60px

 

sexta-feira, 9 de março de 2012

NugSex Diadorim UNEB: Nova gestão em ação

0 comentários
Prezadas(os),

No dia 02/03/2012, o Núcleo de Gênero e Sexualidade da Universidade do Estado da Bahia, o  NuGSex-Diadorim/UNEB,  elegeu uma nova coordenação para o biênio 2012-2014.

O professor Osvaldo Fernandez  foi reconduzido ao cargo de  Coordenador, eu assumi a vice coordenação. O professor Marco Martins foi eleito suplente de coordenação.

Nosso desafio é garantir a continuidade dos projetos e o fortalecimento do Núcleo como espaço de produção e difusão de conhecimentos relevantes para o campo dos estudos de gênero e sexualidade. É no processo de aprender/fazer gestão acadêmica, que teceremos as políticas que nortearão nossoas ações.

Como lésbica feminista, educadora esperançosa, busco  nos fios que  emergem do “continum lésbico” a tessitura de uma gestão participativa, colaborativa, sobretudo, solidária. Se vou, se se vamos conseguir, o tempo dirá. Mas desde  já, "juntas(os) e misturadas(os)", nós "Diadorinas," acreditamos e investimos no diálogo entre a universidade, o Estado e os movimentos sociais.

Nossa primeira ação de gestão é uma atividade de extensão planejada em parceria com o Grupo Gay da Bahia- GGB. Somos coparticipes do projeto intitulado “Combatendo a violência de gênero”, de autoria do GGB"; uma ação formativa financiada pela SPM-BA.

Juntos, nos dias 22 e 23/03, estaremos realizando um evento que deve reunir educadoras(es), pesquisadoras(es) e ativistas dos movimentos de mulheres, movimentos feministas e LGBT para discutir a violência de gênero como um fenômeno social, cultural e político.

A primeira divulgação do evento foi feita pelo GGB no "A tarde on line", dia 05/03 (http://www.atarde.com.br/imprimir.jsf?id=5816586)

Além de "exibição de vídeo, exposição fotográfica, leituras de poemas e shows de artistas transformistas que utilizam as cores do universo feminino como instrumento de trabalho", conforme anunciado no "A tarde on line", serão realizados dois Seminários. O Primeiro deles tem o propósito de discutir a lesbofobia, violência contra lésbicas, e a transfobia, violência contra mulheres trans. Para debater essa temática, foram convidadas a ativista lésbica  Márcia Cabral, da ONG Minas de Cor, de SP, a ativista Majorie Marchi, transexual ativista  da Associação de Transexuais do RJ e a vereadora Vania Galvão, do PT da Bahia. Essa discussão será mediada por Virginia Nunes, estudante da Universidade Federal do Recôncavo e militante da Liga Brasileira de Lésbicas.

O segundo seminário reúne lésbicas feministas com o propósito de discutir a invisibilidade lésbica e o apagamento das lesbianidades das mulheres nos espaços de poder. Para essa discussão foram convidadas as professoras Daniela Auad, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Amélia Maraux, pesquisadora do NuGSex-Diadorim e Superintendente da Educação Básica da Bahia e Raphaella de Oliveira, coordenadora do Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bisssexuais da Bahia. Essa discussão será mediada por mim.

Vida Bruno, ativista lésbica, será a mestra de cerimônia. As artistas Scarlat Cabochard Sangalo, Dion, Rosana Migler e Tanucha Taylor se apresentarão no encerramento com o show “Esse feminino”.

Ainda não foi confirmado, mas até o momento os eventos estão programados para acontecer no palco do Teatro Vila Velha, no dia 22, das 17 às 21h30, e no auditório da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Campus do Cabula, no dia 23, das 09 às 12h e das 14 às 16 horas.
Nossa expectativa é contar com a presença dos gestores da universidade, em especial com a presença da Vice-Reitora e Pró-Reitora da Uneb, professora Adriana Marmori na abertura do evento. Queremos contar, sobretudo, a presença da comunidade acadêmica da Uneb.
Também é nossa expectativa produzir um documentário do evento e disponibilizá-lo nas 24 bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da Universidade do Estado da Bahia. 
Essa primeira ação de gestão, vale ressaltar, está lincada ao projeto "16 dias de ativismo na UNEB pelo fim da violência contra mulheres", que é desenvolvido pelo NugSex Diadorim desde 2006. Toda a tecitura dessa ação está sendo devidamente registrada para posterior socialização.
Aproveito para agradecer a cada colega que abraçou essa ideia. Sabemos que o nosso maior desafio é promover políticas de coesão.
Atenciosamente,

Eide Paiva
Professora Assistente -Campus XIV/UNEB
Doutoranda em Difusão do Conhecimeto -UFBA/UNEB/UEFS
Vice-Coordenadora do NugSex Diadorim/UNEB
Militante da Liga Brasileira de Lésbicas-BA

0 comentários:

Postar um comentário