Pages

Banner 468 x 60px

 

sexta-feira, 23 de março de 2012

Qualquer tipo de violência contra o gênero feminino é contra todas

0 comentários
Mulheres lésbicas e trans caminham rumo a um debate único e nacional

O primeiro dia do seminário pela eliminação de todas as formas de violência contra mulheres, lésbicas e transexuais no Centro de Convenções da Faculdade Visconde de Cairu, no bairro dos Barris, começou como previsto às 15h com a roda de conversa coordenado pela acadêmica Virginia Nunes. Em uma sala com as cadeiras postas em forma de circulo as participantes puderam trocar experiências e relatos sobre o apagamento das lésbicas dos espaços de poder e decisão política. A roda seguiu até ás 17h depois os participantes ocuparam o Centro de Convenções e seguiram até ás 21h.

O evento teve abertura com apresentação do vídeo documentário "Sim eu sou uma delas" de Eduardo Scaldaferri e Carolina Mendonça sobre o universo lésbico da cidade de Salvador. Logo após á bailaria Yasmin Nóbrega ocupou o palco recitando trechos de canções populares sobre o universo feminino. Vestindo uma malha preta ela começou a sua apresentação no palco recitando canções e em seguida começou a dançar ao som da música Felicidade na interpretação da cantora Tereza Cristina e em passos de dança circulou entre as fileiras de cadeiras dialogando com as pessoas.

Em seguida apresentação da bailarina a ativista lésbica Vida Bruno fez a composição da primeira mesa da noite. Vida convidou as expositoras Keila Simpson, Liz do Grupo Omnni de Cruz das Almas e a empresaria Márcia Franco. A mesa teve a finalidade de abrir espaço para que mulheres pudessem relatar suas trajetórias de vida e superação de dificuldades. Um momento rico e diferenciado onde o público teve a oportunidade de ouvir relatos incríveis de três mulheres absolutamente diferentes, mas com diversos pontos de ligações em suas histórias de vida. Um dos momentos emocionantes foi protagonizado pela depoente Liz. Ela falou da perda e da superação dessa perda, relatando os picos do sofrimento quando foi internada em hospital psicológico para tratamento.

Em seguida ás falas compõe-se a mesa de boas vindas com a participação de todos os organizadores do Grupo Gay da Bahia e do Diadorin. A Secretaria de Promoção de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM) enviou advogada Ana Carolina para representar o órgão no ato. Vida Bruno leu carta enviada pela Primeira Dama Fátima Mendonça dando parabenizado pela iniciativa. Em um trecho da carta a Primeira Dama escreveu "Aproveito a oportunidade para expressar aqui a minha total solidariedade ao movimento LGBT e o meu engajamento na luta contra qualquer forma de violência", escreveu a Primeira Dama ao GGB.

Era por volta das 19h quando Márcia Cabral do Grupo Minas de Cor, Majorie Marci do Rio de Janeiro e a vereadora municipal de Salvador, Vânia Galvão (PT) iniciaram os trabalhos do painel. Márcia Cabral e Majorie relataram na perspectiva da eliminação da violência contra o feminino focando a necessidade de todas as variações do feminino caminhar juntos no combate do machismo e suas expressões. As palestrantes reforçaram a idéia geral do seminário de que toda e qualquer forma de violência contra uma mulher é uma violência contra todo o feminino.

Do ponto de vista delas se uma trans, travestir e mesmo um gay são discriminados é justamente por essas categorias estarem ligadas ao gênero feminino, logo é uma ofensa a todo o gênero. Por isso é urgente que as mulheres heterossexuais associar ao seu discurso feminista a defesa das transexuais e das lésbicas e considerar que as violências sofridas por elas são de fato agressões ao gênero como um todo. A vereadora Vânia Galvão desenvolveu sua fala centrada na participação do feminino na política e entre uma citação e outra relatou que a Constituição da Bahia, graça a luta das mulheres baianas é bastante ampla na defesa das mulheres e garantias dos seus direitos.

De acordo com as participantes o GGB e o Diadorin saíram à frente lançando um debate nacional de unificação das categorias e da defesa delas nas políticas públicas. Ao término as artistas Scarlat Cabochard Sangalo e Dion se apresentaram para os aplausos de todos. Dion executou a música mudança interpretada por Vanusa arrancando aplausos por sua interpretação perfeita do tema da canção, Scarlat executou uma das músicas populares de Ivete Sangalo. Era cerca de 21h quando as atividades foram concluídas e as participantes se dirigiram ao bar Mocambinho no Largo 2 de Julho para comemorar. Participaram cerca de noventa pessoas do evento no dia de hoje. Nessa sexta-feira as atividades seguem a partir das 14h até ás 18h30 na Faculdade Cairu. O evento teve apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e apoio técnico do Núcleo de Gênero e Sexualidade Diadorin da Uneb. Luiz Mott presidente de honra do GGB participou do início ao fim do evento.

Fonte: GGB
Foto: Ação "Roda" de Virginia Nunes, Lilás de Lauro de Freitas

0 comentários:

Postar um comentário